Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Coopera+MT abre programação falando de cenários econômicos, tendências e boas práticas de governança
O Sistema OCB/MT e o Sescoop/MT abriram, na manhã desta quinta-feira (23/11), o Coopera+MT, no Cenarium Rural, em Cuiabá (MT), com a participação de importantes nomes das áreas econômica, cooperativista e de inovação. A primeira parte do evento, que marca as comemorações pelos 50 anos da instituição, colocou em discussão assuntos como perspectivas de negócios nos cenários nacional e internacional, tendências do cooperativismo e boas práticas de gestão.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, que resgatou um pouco da história de 50 anos da instituição, desde sua criação até os tempos atuais, ressaltando o trabalho realizado pelos ex-presidentes. Para finalizar fez algumas projeções de futuro, que segundo ele passa por uma economia circular e aberta às novas tecnologias e à possibilidade da agroindustrialização.
Também tiveram lugar de fala uma série de autoridades, como o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, o secretário da Casa Civil, Fábio Garcia. Todos eles ressaltaram a importância do cooperativismo para Mato Grosso, tanto econômica como socialmente.
O primeiro palestrante, o economista e ex-presidente do Banco dos Brics, Marcos Troyjo, abordou o tema “Cenários Internacional e Nacional de Negócios Cooperativos”. Segundo ele, estima-se que um em cada cinco pratos de comida do mundo venha do Brasil. “Então é um privilégio poder discutir nesse contexto e falar um pouco de tendências ou dinâmicas. Algumas dessas dinâmicas têm a ver com o aumento da população mundial, o aumento do papel dos emergentes no bolo econômico global”, elogiou, referindo-se ao Coopera+MT. Para ele, a desindustrialização ou mudança de vocação de alguns países cria novas oportunidades para o Brasil, inclusive na atração de investimentos para o setor de infraestrutura, o que interessa muito a Mato Grosso.
Fabíola Nader, gerente geral da OCB nacional, palestrou sobre o tema “Tendências do Cooperativismo e BRC 1 TRI”. “Tem muita coisa acontecendo, muita novidade, muita tecnologia disruptiva, mas a gente não precisa abarcar tudo isso de uma vez só. O que a gente precisa é ter uma cultura de sempre estar olhando para os cenários, para as tendências, mapeando esses futuros possíveis”, salientou. Assim, continuou, é possível se adaptar de forma mais rápida. “Vamos estar mais prontos para uma novidade, para uma tecnologia que realmente faça sentido para a gente. E esse é o segundo ponto, o que faz sentido para o seu consumidor, para o seu cliente, para o seu cooperado? O que faz sentido para ele é o que gera valor para ele”, salientou.
A última atividade da manhã foi a dinâmica “Maturidade de Governança nas Cooperativas de Mato Grosso”, que contou com a condução das consultoras Lilian Cruz e Andréa Dietrich, da Ambidestra, com mediação do superintendente da OCB/MT Frederico Azevedo. Elas falaram sobre as boas práticas de gestão, de governança dentro das cooperativas, a importância da inovação, da diversidade de pensamento. Falaram também sobre como trabalhar melhor o planejamento estratégico fomentando as questões de visão de inovação e de longo prazo. A responsabilidade social também foi citada e de como a união de esforços entre as cooperativas pode gerar mais impacto também dentro das iniciativas que cada uma faz.
Andreia Dietrich afirmou que o Coopera+MT é uma boa prática e essencial para o crescimento de todos que fazem parte do Sistema. Foi um momento de trocas de boas práticas, de entender um pouco um ao outro, avaliou. O trabalho delas se estenderá pelo período da tarde nas salas temáticas, onde serão promovidos encontros ainda mais profundos por ramos, para que possam fomentar planos, inclusive de ação, para que tudo o que está sendo apresentado seja colocado em prática. “Acho isso muito importante, o conteúdo do evento em si já é riquíssimo, super inspirador, mas como é que isso acontece de fato, depois para prática dos negócios? Então é um pouco disso que a gente também vai estimular”, adiantou.
SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade. ocbmt.coop.br instagram.com/sistemaocbmt facebook.com/Sistemaocbmt linkedin.com/company/sistemaocbmt