Crianças aprendem brincando sobre educação financeira

Atualmente no Brasil cerca de 50% dos jovens apresenta restrição de crédito ou enfrenta dificuldades para pagar suas contas, o que é causado, em grande parte, pela falta da chamada educação financeira. É um dado que mostra a importância de começar cedo um trabalho de conscientização da utilização correta do dinheiro. De preferência ainda criança. Essa é a proposta do Dia Divertido Sicoob, que levou diversão e orientação aos visitantes do Parque Tia Nair neste sábado (29 de outubro).
Na ação, que fazia referência ao Dia das Crianças (12 de outubro) e ao Dia Mundial da Poupança (31 de outubro), a animação ficou por conta do palhaço Curimpampam (Marcelo Campos) e da Turma do DJ Palhaço. Eles distribuíram balões e “ferinhas” do Sicoob, além de promover brincadeiras que ressaltaram a importância de poupar e cuidar bem do dinheiro.
O Dia Divertido Sicoob contou também com a presença de um prodígio, o jovem escritor Érico Metzner, que respondeu às perguntas do público sobre poupança. Com 12 anos de idade, desde os 6 anos ele poupa e cuida das próprias finanças, incentivado pelos pais, Jaqueline e Paulo Metzner. O garoto inclusive já escreveu um livro, “Como Conquistar Seu Próprio Dinheiro”, e lançou “Din-Din – O Jogo do Dinheiro”, obras em que utiliza suas experiências para orientar outras crianças.
“Érico é um exemplo para as outras crianças seguirem”, elogiou o superintendente administrativo financeiro do Sicoob Central MT/MS, Emílio Souza. “A educação financeira para crianças é uma proposta antiga das cooperativas, trabalhando a formação dos cidadãos no conceito de poupança, de preparação para os desafios futuros”, destacou.
Segundo ele, um dos grandes problemas dos jovens que entram no mercado de trabalho é o desejo do consumo sem a devida preparação para esse momento. Ou seja, eles começam a ter sua própria renda, mas não sabem fazer a gestão financeira correta do dinheiro. “Se as crianças entenderem um pouco mais desse conceito da renda e das possibilidades da família, isso vai ajudar bastante para que também apoiem os pais e sejam consumidores mais conscientes no futuro”, reforçou.