Energia sustentável é pauta das cooperativas
Assessoria Sistema OCB/MT

O cooperativismo tem um grande potencial para trabalhar na produção de energia sustentável e as cooperativas de Mato Grosso estão se preparando para tornar essa tendência em uma produção em grande escala através desse modelo de organização econômica. O assunto será debatido no 1º Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios, que será realizado no Centro de Eventos do Pantanal - Auditório Flores, em Cuiabá, das 09 às 18 horas, com entrada gratuita.
Para o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, a energia sustentável vem ao encontro dos preceitos do cooperativismo, analisando que “a cooperativa é uma empresa de pessoas e ela trabalha a escala, e esse modelo de energia solar encaixa como uma luva no cooperativismo, pois queremos uma energia limpa e sustentável para Mato Grosso, para o planeta, e rentabilidade para os associados”, explica.
Onofre Cezário ressalta que o Seminário será uma oportunidade para todos que pensam em utilizar a energia sustentável para seu negócio ou em sua residência, diminuindo custos e contribuindo com o planeta. Ele afirma que o “modelo de organização econômica do cooperativismo é ideal para a constituição de cooperativas de produção energética, e elas estão preparadas para isso, pois além do anseio da própria população, as cooperativas estão num processo de industrialização”.
O superintendente Adair Mazzotti, disse que “o Sistema OCB/MT quer com esse Seminário, estimular a ideia da substituição do ‘eu’ pelo ‘nós’ e assim, provocar um melhor entendimento sobre a importância econômica do cooperativismo, fomentando um modelo de negociação e compensação na adoção da energia sustentável, no caso, a partir da geração distribuída”.
Lideranças de diversos municípios de Mato Grosso e de outros estados irão participar do seminário que vai contar com as presenças de dirigentes, gerentes e gestores das 154 cooperativas de Mato Grosso, dos representantes do Sistema OCB Nacional, do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, e da cooperativa CERTEL - a maior e a mais antiga cooperativa de eletrificação do país.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai apresentar as linhas de financiamento de energia solar para pessoas jurídicas e pessoas físicas, além do Banco do Brasil, como o FCO, o Desenvolve MT, Sicoob Central MT/MS, Sicredi e Unicred.
COOPERATIVISMO MT
Dados do Sistema OCB/MT – Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso - mostram que 57,46% da população mato-grossense participou de alguma forma do cooperativismo em 2017. As 154 cooperativas registradas no Sistema OCB/MT, contam com 471.854 mil associados, 8.584 funcionários diretos, e estão fisicamente em 113 municípios.
ENERGIA SUSTENTÁVEL EM MT
A produção de energia sustentável, como a fotovoltaica e biomassa, está em ritmo crescente, mas ainda tímida. Segundo dados da distribuidora de energia Energisa, atualmente em Mato Grosso utilizam o sistema de energia alternativas, 558 residências, 180 empresas comerciais, 45 indústrias, 33 propriedades rurais e 9 instituições públicas. Ainda segundo a empresa quase 20 mil famílias na zona rural ainda não têm acesso à energia elétrica.
INSCRIÇÃO
A entrada gratuita, mas é necessário fazer inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas através dos números de telefone (65) 3648-2424 / 3648-2444, e através do site do Sistema OCB/MT: http://www.ocbmt.coop.br
SERVIÇO
EVENTO: 1º Seminário de Produção de Energia no Cooperativismo: Oportunidades e Desafios
DATA: 15/08 – 4ª FEIRA
HORÁRIO: 09 às 18 horas
LOCAL: Centro de Eventos do Pantanal - Auditório Flores, em Cuiabá
Confira a programação:
9h - 9h30 Abertura: OCB/MT e OCB Nacional
9h30 Painel 1: Contexto Energético Nacional e Mato-grossense
9h30 - 10h - Produção e demanda de energia no Brasil: contexto atual e perspectivas futuras – MME
10h - 10h30 - Modelos de geração e ambientes de comercialização de energia: suas perspectivas e desafios - ANEEL
10h30 - 11h - Energia solar fotovoltaica: oportunidades e desafios – SEDEC MT
11h Painel 2: Atuação da OCB Nacional nas políticas de regulamentação e referências nacionais e internacionais
11h - 11h30 - Possibilidades de energia no cooperativismo: compensação de energia e comercialização nos mercados livres e regulados. OCB Nacional
11h30 - 12h - Modelo de geração fotovoltaica internacional: cooperativas da Alemanha (DGRV)
13h30 Painel 3: Cases de sucesso
13h30 - 14h - "Geração de energia fotovoltaica"– Presidente da CERTEL - Erineo José Hennemann
14h - 14h30 - Geração compartilhada: resultados e benefícios – COOBER Pará
14h30 - 15h - Sustentabilidade e rentabilidade na utilização de energia fotovoltaica – Unimed Vale do Sepotuba
15h Painel 4: Linhas de financiamento
15h - 15h20 BNDES – Financiamento de energia solar para pessoas jurídicas e pessoas físicas
15h20 - 15h40 - Sicoob Central MT/MS
15h40 - 16h - Banco do Brasil (FCO)
16h - 16h20 - Desenvolve MT
16h20 - 16h40 - Sicredi Sudoeste
16h40 - 17h00 - Unicred MT
16h40 Painel 5: Atuação do Sistema OCB
16h40 - 17h10 Guia de constituição de cooperativas de geração distribuída – OCB Nacional
17h10 - 17h40 Atuação / Orientação para constituição de cooperativas – Sistema OCB/MT