Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Governo assina protocolo para estimular cooperativismo em cidades de baixo IDH
O governador Blairo Maggi assinou o termo na quarta-feira (21.10) à noite por ocasião da comemoração em Cuiabá dos 20 anos do sistema Sicredi juntamente com o presidente da OCB-MT, Onofre Cezário Souza Filho, o presidente do Sicredi, João Carlos Spenthof, o vice-governador Silval Barbosa, o secretário extraordinário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos (Cidinho) e o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich.
Maggi ressaltou que o estímulo e a indução de pequenos negócios em economias municipais de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por meio do cooperativismo levaram o governo do Estado e parceiros a firmarem um protocolo de intenção para o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sicredi (Cooperar e Crescer). O governador foi um dos homenageados pelo Sicredi com placa comemorativa dos 20 anos pelo trabalho de gestão, investimentos e obras de sua administração.
Dez municípios beneficiados estão localizados nas principais regiões de Mato Grosso: Colniza, Gaúcha do Norte, Nortelândia, Nova Santa Helena, Rosário Oeste, Juscimeira, Bom Jesus do Araguaia, Nova Maringá, Itanhangá e Cláudia. Compõem o programa a Organização das Cooperativas do Brasil em Mato Grosso (OCB-MT), Empaer, Sebrae, MT Regional, Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato).
O primeiro presidente de cooperativa de crédito do atual movimento “padre João”, Johannes Berthold Henning agradeceu a todos os parceiros que juntos trabalharam ao longo dessa jornada. Aliás, a noite foi uma grande reunião de lideranças do cooperativismo: Cercio Tecchio, João Carlos Spenthof, Adair Mazzotti, Juares Antônio Cividini, Antônio Geraldo Wrobel, entre outros, que acreditaram no cooperativismo numa época em que não havia computador e a comunicação era precária.
Todos são unânimes, o Sicredi contribuiu para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso. “O cooperativismo trabalha com as famílias de pequenos produtores e cooperados”, ressaltou Maggi. “É o agente financeiro que tem ajudado pequenos produtores e empresário”, parabeniza Silval. Maggi e Silval afirmaram que pelo governo confiar no cooperativismo fizeram gestão junto a instituições financeiras oficiais para que a central cooperativista fosse repassadora do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) em Mato Grosso.
Spenthof disse que o programa Cooperar e Crescer estimula a organização, o sentido de associativismo de comunidades do Estado. “Grandes oportunidades existem em Mato Grosso, principalmente na agroindustrialização, para gerar mais valor, mais riqueza”, afirmou. O presidente da OCB-MT parabenizou os pioneiros, desejando que o órgão participe cada vez mais do desenvolvimento do Estado.