MT tem novos Líderes Cooperativistas

Vinte e quatro produtores deixaram o campo e vieram para a capital mato-grossense, Cuiabá, para conhecer um pouco mais sobre o cooperativismo, um movimento que vem transformando a vida de muitos deles. Esses produtores são cooperados da Coopnoroeste, localizada na cidade de Araputanga, que se somam a outros 1.020 associados.
A diferença desses cooperadores que estiveram na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso - Sistema OCB/MT, nos dias 04 e 05 de outubro, é que eles são reconhecidos como novas lideranças, depois de participarem da primeira turma do Programa de Formação de Líderes Cooperativistas. Eles receberam o certificado de conclusão do curso, numa solenidade feita especialmente para homenageá-los pela iniciativa.
A produtora e também cooperada, Carmem Lima de Albuquerque, da cidade de Pontes e Lacerda, já fala como uma líder nata e ressalta que “o homem não veio ao mundo apenas para contemplá-los, mas sim para transformar. Essa transformação não pode ser feita apenas com os braços, nós temos que transformar com conhecimentos, com iniciativas, com envolvimento, assistência técnica e com Cooperativismo”. Dona Carmem foi enfática em dizer que “o curso de liderança que participamos abriu mais o leque do conhecimento tanto na área da economia, da qualidade, produtividade e genética”.
Os produtores da Coopnoroeste fazem parte de um universo de 8 cooperativas do ramo lácteo vinculadas ao Sistema OCB/MT, com quase 6 mil cooperados, que geram mais de 500 empregos diretos. “As cooperativas de leite de Mato Grosso são responsáveis por certa de 30% da produção do estado, com aproximadamente 200 milhões de litros por ano. Com a execução do Programa Leite a Pasto, que o Sistema vem desenvolvendo em quatro cooperativas modelos, tem como meta aumentar essa participação, a produção e a qualidade do produto das cooperativas”, enfatiza o Analista de Desenvolvimento Mauro Machado Vieira, que acompanhou toda execução do curso de Formação de Líderes Cooperativos, em Araputanga.
Os novos líderes cooperativistas que fizeram os 5º módulos do curso entenderam o sentido mais amplo de governança, gestão, relacionamentos com associados, e as possibilidades de agregar valor aos seus produtos, relacionamento com as cooperativas locais e órgãos públicos. “A Coopnoroeste foi a primeira a receber o curso, mas vamos levar para outras cooperativas. Aos ajustes serão necessários, porém pelos reflexos e manifestações dos participantes, as avaliações são positivas quanto a promoção de transformação dos novos líderes”, disse superintendente do Sistema OCB/MT Adair Mazzotti.
Para o técnico do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR) da cooperativa Coopnoroeste, Gabriel Rondon, “o curso trouxe assuntos que estavam fora da realidade dos produtores. Aproximou os produtores para dentro da cooperativa, estabeleceu maior entendimento sobre a sua produção no mercado, aumentou o relacionamento e confiança com os técnicos”.
Rondon salientou ainda, que “em consequência da participação do curso e do Programa Leite a Pasto haverá um aumento no envolvimento e na participação do produtor na tomada de decisões na cooperativa por vontade própria, que terá impacto dentro da sua propriedade, dentro do seu ambiente de trabalho”.
Curso de Formação de Líderes Cooperativistas
A proposta do curso de Formação de Líderes Cooperativos do Sistema OCB/MT é promover a capacitação intelectual, o desenvolvimento de talentos e a formação de líderes conscientes, responsáveis e profissionais empreendedores, como estratégia para o sucesso do empreendimento cooperativo e a sucessão familiar no campo.
Essa foi à primeira turma do Programa Formação de Líderes Cooperativistas do Sistema OCB. O curso foi dividido em 05 módulos. Participaram 42 produtores e receberam o certificado no encerramento do curso que aconteceu no dia 05 de outubro na sede do Sistema OCB/MT em Cuiabá.