Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Piscicultores de Alto Paraguai concordam que com cooperativismo todos ganham

A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado (OCB-SESCOOP/MT) realizaram neste sábado (20/6), em Alto Paraguai, a 220 quilômetros de Cuiabá o Fórum de Cooperativismo e Desenvolvimento local. O encontro contou com participação de interessados em constituir cooperativas de piscicultura e vestuário.  O objetivo foi orientar o processo de implantação da cooperativa de piscicultores e grupos interessados em outras atividades.

O prefeito Adair José Alves Moreira (PMDB), de Alto Paraguai entende que a comunidade está no rumo certo. “As famílias estão se organizando, as instituições, a Câmara de Vereadores, a Prefeitura, as associações, todos estão se organizando. Hoje a presença da OCB/MT aqui é motivo de alegria e esperança, por ter na entidade uma parceira de primeira hora, não só das cooperativas, mas do desenvolvimento, na busca da melhoria da qualidade de vida dos municípios’’, disse o prefeito.

Ele participou do encontro e avalia de que forma município e cooperativa podem selar essa parceria com a OCB/MT, que está dando apoio de como organizar, administrar, enfim fazer o projeto acontecer, sair do papel, ser um projeto de sucesso.

Jair Kauffman, vice-presidente da Sicredi Ouro Verde, com sede em Lucas do Rio Verde vê um caminho importante que foi mostrado para essas cooperativas que estão iniciando, algumas um pouco mais adiantadas, outras um pouco menos. ”Mas a gente percebe que falta a organização jurídica de toda a estrutura da sociedade. Então, hoje eles puderam ver com bastante propriedade o que é necessário fazer para que se tenha uma organização que venha apresentar um resultado positivo e gerar renda e não dar problemas no futuro” ressaltou Kauffman.

Esmael Ângelo de Oliveira, presidente da Cooperativa de Piscicultura de Alto Paraguai- (Cooperalto), considerou o encontro muito bom, porque deu uma visão melhor do que é o sistema cooperativista. “Tiramos nossas dúvidas, enfim a OCB/MT trouxe para nós um conhecimento muito melhor. Nós pretendemos procurar a Instituição em Cuiabá para mais informações, fazer novos cursos de gestão, enfim acreditamos que a eles podem fornecer para nós todo subsídio possível. Nós precisamos avançar muito mais no conhecimento sobre cooperativismo e especialmente sobre gestão de cooperativa. É aí que está o entrave que precisamos ter conhecimento”, frisou Esmael.

Eles começaram a criação de peixe em dezembro de 2006 com 50 mil alevinos. Hoje tem uma faixa de 150 a 200 mil alevinos em tanque, mas precisam ter uma produção anual daqui a uns dois a três anos de um milhão de alevinos, visto que esperam abater quatro toneladas/dia, estimando uma produção de 880 toneladas por ano. “Precisamos avançar muito, captar recursos financeiros nos bancos para financiar compra de ração entre outras necessidades”, concluiu Esmael.

Adair José de Moraes, veterinário considera um importante passo de motivação para o pessoal, novos rumos para o cooperativismo. Ele é formado na Universidade Federal Fluminense (RJ), em 1969. Foi um dos pioneiros no combate a febre aftosa em Mato Grosso, antes da divisão do Estado. Ex-presidente da EMPAER/MT, hoje é assessor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural.

 A presidente da Cooperativa do Vestuário de Alto Paraguai, Maria José Fonseca também reconheceu que a reunião foi um incentivo e um grande aprendizado. “Quero participar mais vezes por entender que vai beneficiar não só a mim, mas ajudar a beneficiar outros cooperados”. As costureiras estão em fase de registro da cooperativa. Planejam crescer e até exportar confecções. Os planos giram em torno de produção de roupas de um modo geral: uniformes para as escolas, firmas e vestuário masculino e feminino. “Vamos fazer pesquisa o que está sendo demandado no comércio para decidir o que poderemos oferecer”, concluiu Maria José.

O presidente da OCB-SESCOOP/MT, Onofre Cezário de Souza Filho explanou sobre os princípios do cooperativismo (Adesão livre e voluntária; Organização democrática; participação econômica do sócio; Autonomia e independência;  Educação e informação;. Intercooperação ;   Solidariedade e desenvolvimento sustentável ), o que é preciso para instalar uma cooperativa (a importância da parte jurídica, reunião de  bons cooperados, bem como todas as coordenadas do que é necessário para desenvolver bem o negócio sem riscos. “Nós acreditamos no fortalecimento do cooperativismo’, disse o presidente da entidade, colocando à disposição todas regras  necessárias para  se montar cooperativa.

Objetivamente, quando se fala de cooperativa estamos falando de negócio, disse o superintendente da OCB/MT, Adair Mazzotti, explicando didaticamente todas as fases necessárias para montar o negócio: fundamentos jurídicos da sociedade, gestão, detalhes sobre quem paga os impostos, divisão de custos, capitalização, entre outros aspectos. “Os custos ficam mais baratos quando se trabalha em conjunto, por meio da cooperação, em que todos ganham”, disse Mazzotti.

Ele fez um completo esclarecimento de como funciona uma cooperativa, como é possível obter economia e ganhos em escala, planejamento estratégico, normas próprias, entre outras peculiaridades.

  

Conteúdos Relacionados