Planejamento e alinhamento são o foco do Sicoob MT/MS

Com o tema voltado para o alinhamento e foco nas prioridades estratégicas da Instituição, a Sicoob Central MT/MS realizou nos dias 3 e 4 de abril o Sétimo Encontro de Gerentes e Conselheiros - "Afinando a Viola". A programação teve palestras sobre perspectivas econômicas nacionais e regionais, prioridades estratégicas, Ano Internacional das Cooperativas, todos ligados ao desenvolvimento estratégico do Sicoob. O evento contou com a presença de diversas autoridades do Sicoob Nacional, como os presidentes da Sicoob Confederação - José Salvino de Menezes, do Bancoob - Marco Aurélio Borges de Almada Abreu, do Conselho de Administração do Bancoob - Ciro Filogonio, além da participação especial do Secretário Executivo do Banco Central, Edson Feltrin.

O Presidente da Sicoob Central MT/MS, Jadir Girotto, destacou em seu discurso de abertura o crescimento do sistema nos estados. “O Sicoob cresceu pelo menos 25% em cada um dos seus setores de negócios. Esse aumento é reflexo de uma mudança de atitude das cooperativas e dos associados. Nosso objetivo maior é que as pessoas deixem os bancos para migrarem para as cooperativas, entendendo os sistema e seus benefícios”, afirmou Girotto em seu discurso de abertura do evento. O Presidente anunciou ainda, uma conquista inédita da Central. “Recebemos este início de ano a notícia do primeiro projeto de livre admissão, de uma cooperativa do Sicoob MT/MS, aprovado pelo Banco Central. Mais um indicador de solidez e transparência em nosso sistema”, destacou ele.  Em 2011 o crescimento nas operações de crédito foi de 33%, e de 22% no patrimônio líquido das cooperativas.

Em sua palestra de abertura do evento, Feltrin destacou a força e o foco das Cooperativas. "Antes tínhamos uma conversa de cima para baixo com as cooperativas. Elas não representavam nem 1% do Sistema Financeiro Nacional. Hoje se somarmos toda rede de atendimento das Cooperativas de crédito no BR, elas serão a 3a. maior rede. Mas não foi só isso que cresceu. O profissionalismo da gestão está tão alinhado, que as conversas com o Bacen são de igual para igual. As cooperativas sabem onde querem chegar", afirmou Feltrin. Alinhado e afinado com as idéias do Bacen, o Presidente do Banco Cooperativo do Brasil – Bancoob, Marco Aurélio Almada Abreu afirmou que o crescimento agora é uma consequência natural para o Sistema Sicoob. “Passamos tempos discutindo questões internas, alinhamentos operacioanais, colocando a casa em ordem. Agora é hora de falar da expansão do negócio, de buscar negócios onde não estivemos ainda”, afirmou ele.

Além das atividades convencionais dos dois dias de eventos com os gerentes e conselheiros, os representantes do Sicoob participaram na quarta-feira de um Ato Ecológico - a soltura de alevinos no Rio Cuiabá, mostrando que a preocupação das cooperativas de crédito vai além da sustentabilidade econômica das comunidades.

No Brasil, O Sicoob é formado pela Confederação Sicoob Brasil, por 15 cooperativas centrais e 675 cooperativas de crédito singulares que operam com o Bancoob. Está presente em 20 estados com mais de 1.600  pontos de atendimento, que atendem mais de 1 milhão de cooperados. 

Assessoria OCB/Sescoop-MT
Edson Feltrin, do Bacen - "As cooperativas sabem onde querem chegar"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria OCB/Sescoop-MT
Jadir Girotto, Esdon Feltrin, Wilson José da Silva e Dr Onofre Cezário de Souza Filho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria OCB/Sescoop-MT
Soltura de Alevinos do Rio Cuiabá - Meio ambiente também é prioridade.

Conteúdos Relacionados