Sicoob Central MT/MS recebe o Sicoob Confederação

Uma marca não é só um nome. Ela é uma identidade, uma representação, algo que define e diferencia uma empresa ou produto de outros no mercado. Cuidar muito bem dela é, portanto, fortalecer o negócio. “A marca Sicoob é nosso principal ativo”, resumiu Marcelo Vieira, consultor executivo de Comunicação e Marketing do Sicoob Confederação, que veio a Cuiabá, juntamente com o diretor de Desenvolvimento e Supervisão, Francisco Reposse Júnior, para a divulgação do novo manual e da política de Comunicação e Marketing do Sistema.
Eles falaram a um público formado por presidentes, conselheiros e diretores executivos das singulares que fazem parte do Sicoob Central MT/MS sobre a importância da normatização da comunicação e exposição da marca. É um trabalho que vem sendo feito com todas as 16 centrais do Sicoob espalhadas pelo país, informou Reposse, que até então havia feito o mesmo em 7 outras oportunidades. Isto é necessário devido ao tamanho que o sistema tem hoje, a diversidade e a quantidade de administrações existentes. Os normativos utilizados atualmente datam de 2010 e a comunicação mudou muito nesses quase 9 anos, salientou, utilizando como exemplo as redes sociais, que ganharam muita força nesse tempo.
Segundo ele, as regras de comunicação foram adaptadas e algumas estratégias traçadas visando garantir um bom e eficiente uso e mais força para a marca. Isso implica em mudar a forma como ela é exposta e não mudar suas características, alerta. Não haverá mudança na logomarca e nem em suas cores e formato. Também apresentaram novas propostas de ambientação das agências.
“Numa pesquisa que fizemos todos disseram que o Sicoob tem que ser a extensão da nossa casa. E a nossa casa cada dia se parece mais com um banco. Então estamos trazendo uma proposta feita pela empresa Ana Couto”, explicou. Em resumo, a ideia é fazer com que os PAs tenham um padrão visual que seja mais aconchegante, atrativo, distante do clima “frio” de uma agência bancária.
“Para nós é muito importante termos esse alinhamento, fazer com que todas as cooperativas estejam alinhadas, com a mesma marca, com o propósito, com a causa e, principalmente, com essa identidade única”, frisou Marcelo Vieira. De acordo com ele, assim as pessoas perceberão mais facilmente que fazem parte de um sistema. “Isso facilita muito com que as pessoas possam decidir na hora de escolher o Sicoob, porque começam a perceber essa unicidade. Ter uma marca forte, sólida e com uma presença única, faz com que tenhamos uma percepção de imagem muito maior e muito melhor, contribuindo para a ampliação de sua divulgação em todo o Brasil. Para nós é extremamente valoroso fazer com que todas as cooperativas entendam o tamanho da reponsabilidade quando a gente utiliza a marca Sicoob”, completou.
A presidente do Sicoob Central MT/MS, Aifa Naomi, agradeceu a participação de todos, principalmente daqueles que precisaram se deslocar de cidades muito distantes da capital mato-grossense, destacando a importância desse novo passo do Sistema Sicoob. Ela salientou que a intenção do Sicoob Confederação com a nova política de comunicação não é a de proibir ou punir. “Pelo contrário, é mostrar como podemos fazer bem feito e que temos estrutura hoje para poder dar apoio às cooperativas, seja nas centrais ou na confederação, para uma boa aplicação de nossa marca. Esse é o interesse maior. Os benefícios serão para todos, podem ter certeza”, garantiu a presidente.