Image
Boas práticas ESG no cooperativismo
Image
Boas práticas ESG no cooperativismo

Soluções ESG - OCB/MT

Social

Imagem de Freepik

Qualidade de vida

Desenvolver processos educativos e participativos, que buscam melhorias e benefícios para a qualidade de vida dos associados, empregados e seus familiares, bem como da comunidade. Envolvendo atividades em educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. As atividades desenvolvidas pelo Programa de Promoção Social propõem acessar dimensões sociais, políticas e culturais na vida dos associados, empregados e familiares, ampliando as finalidades da dimensão econômica associativa.

Cultura da cooperação

Desenvolver processos educativos e participativos, que buscam melhorias sociais e benefícios para a qualidade de vida dos associados, empregados e seus familiares, bem como da comunidade. Envolvendo atividades em educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. As atividades desenvolvidas pelo Programa de Promoção Social propõem acessar dimensões sociais, políticas e culturais na vida dos associados, empregados e familiares, ampliando as finalidades da dimensão econômica associativa.

Imagem de Freepik

Governança e Gestão

Imagem de Freepik

Programa de Gestão Assistida - PGA

O objetivo do Programa é Promover o acompanhamento / orientação do processo de governança e gestão de cooperativas, preservando a segurança jurídica e o ato cooperativo do cooperado, auxiliando-as na organização dos seus documentos legais (estatuto social, fichas de matrículas, atas de assembleia geral, conselho de administração e fiscal, destinação dos fundos obrigatórios), e com isso aumentar o Índice Geral de Conformidade Cooperativista – IGCC das cooperativas.

Programa de Gestão Assistida - Saneamento

A aplicação deste programa é subsidiada pelo resultado da aplicação do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista – PAGC. Neste programa, que é realizado apenas no Estado de Mato Grosso, o Analista de Monitoramento orienta e assessora as cooperativas nos ajustes das oportunidades de melhorias diagnosticadas durante a aplicação do PAGC, contribuindo para adequação da conformidade legal cooperativista.

Imagem de Freepik
Imagem de Freepik

Programa de Gestão Assistida - Incubadora

Neste programa, o Analista de Monitoramento do Sescoop/MT assessora o grupo em constituição de cooperativa na definição do negócio e dos produtos, fontes de recursos, estrutura de capital, orientação quanto a necessidade do plano de negócio e viabilidade econômica, adequação do modelo jurídico nos aspectos de governança e gestão, observando, vivenciando e avaliando os procedimentos internos e o dia-a-dia de trabalho, proporcionando a reflexão e orientação sobre a importância dos organismos, mecanismos e boas práticas de Governança Corporativa formando assim novos e preparados cooperados, e, preservando a segurança jurídica como instrumento de redução de risco e continuidade dos negócios.

O Programa de Gestão Assistida – Incubadora pode originar-se de duas formas de atendimento:

Programa de Orientação Cooperativa

a partir das orientações do Sistema OCB MT, o grupo interessado resolve constituir a cooperativa, e através da incubadora, o analista de monitoramento realiza todo o acompanhamento necessário até o início das atividades da cooperativa.

Cooperativa já constituída

Existem muitos grupos que constituem a cooperativa sem a orientação do Sistema OCB MT, porém, quando estas vem registrar-se na OCB MT, são identificadas as necessidades de ajustes em suas documentações constitutivas. Neste caso, é designado um analista de monitoramento para dirigir-se até a cooperativa e juntamente com os seus gestores, realizar todos os ajustes necessários.

Programa gestão assistida - AUDICOOP

O objetivo do Programa Gestão Assistida - AUDICOOP é o de implementar auditoria externa nas cooperativas não obrigadas pela legislação vigente e que não possuam auditoria contratada. São realizadas avaliações do cumprimento da legislação cooperativista, estruturas e processos vinculados de negócios e o respectivo cumprimento de normas de regulação da atividade econômica e tributária, e a conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade regulamentadas na Resolução CFC nº. 1.328/11, no sentido de que as obrigações pertinentes sejam cumpridas. Complementarmente as deficiências detectadas serão utilizadas como diagnóstico para geração de programas de capacitação das respectivas áreas analisadas.

Imagem de Freepik
Imagem de Freepik

Programa de desenvolvimento de ramo - PGR

O Objetivo do Programa de Desenvolvimento de Ramo é mitigar os impactos no desenvolvimento das cooperativas, buscando soluções em conjunto, agregar valor ao negócio, fortalecer o posicionamento no mercado, aumentar a longevidade dos atuais e futuros empreendimentos cooperativos.

Tem alguma dúvida?