Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Bombeiros ensinam técnicas de primeiros socorros na OCB-MT
Uma equipe do Corpo de Bombeiros trabalhou nesta segunda-feira (24/5) várias técnicas de primeiros socorros com funcionários, com objetivo de salvar vidas. A equipe expôs os cuidados necessários com acidentes de trânsito com ou sem hemorragia, com ou sem fraturas, bem como as regras observadas para evitar agravamento do quadro da vítima. Um dos cuidados é com a segurança do local, também dos envolvidos no acidente e dos transeuntes.
Expuseram cuidados importantes em acidentes que apresentam riscos de explosão, quando as vítimas devem ser retiradas com urgência da área de risco. Mas, nem sempre é recomendável tocar no corpo da vítima, sob pena de agravar ainda mais as lesões, como nos casos de traumatismos. Informaram a importância de ao se deparar com o sinistro procurar saber o que aconteceu avaliar se pode aproximar da área ou se pode tocar na pessoa, além é claro de chamar o socorro especializado: 192 Samu ou 193 bombeiros, conforme o caso.
Por último, os bombeiros ensinaram os funcionários do Sistema OCB-Sescoop-MT a lidar com extintores de incêndio, explicando a especialidade de cada um.
Classes de incêndios
O agente extintor mais apropriado para cada tipo de incêndio depende do material que está em combustão. Em alguns casos, alguns agentes extintores não devem ser utilizados, pois colocam em risco a vida do operador do equipamento. Os extintores trazem em seu corpo as classes de incêndio para as quais são mais eficientes, ou as classes para as quais não devem ser utilizados:
Classe A: Incêndio em materiais sólidos cuja queima deixa resíduos ocorrendo em superfície e em profundidade, como madeira, papel, tecidos, borracha. Para esta classe é recomendado o uso de extintores contendo água ou espuma.
Classe B: Incêndio em líquidos e gases cuja queima não deixa resíduo e ocorre apenas na superfície, como a gasolina, o álcool, o GLP (gás liquefeito de petróleo). Para esta classe é recomendado o uso de extintores contendo espuma, dióxido de carbono e pó químico.
Classe C: Incêndio que envolva materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente elétrica. Neste caso o agente extintor não pode ser um condutor para não eletrocutar o operador. Para esta classe devem ser utilizados apenas os extintores contendo dióxido de carbono e pó químico.
Classe D: Incêndio que envolva metais pirofóricos como, por exemplo, potássio, alumínio, zinco ou titânio. Requerem extintores com agentes especiais que extinguem o fogo por abafamento, como os de cloreto de sódio.