Para reconhecer as ações de impacto socioambiental promovidas pelas cooperativas nas comunidades, fortalecendo e incentivando a participação cidadã, é realizado anualmente o Dia de Cooperar, conhecido popularmente como Dia C. Essa iniciativa, apoiada pelo Sistema OCB Nacional e Sistema OCB/MT, tradicionalmente executada no primeiro sábado de julho, agora será comemorada em 30 de agosto, em paralelo ao Dia Nacional do Voluntariado (28.08), visando ressaltar o papel transformador do voluntariado dentro do contexto cooperativo nacional.
No ano de 2024, o Dia C se consolidou como um importante marco no calendário das cooperativas, com resultados que evidenciaram a força e a amplitude das ações promovidas. Cerca de 5 milhões de pessoas foram beneficiadas, um aumento de 85% no número de impactados em relação ao ano antecedente. Além disso, o número de iniciativas também cresceu, totalizando um aumento de 7,7%. A participação foi robusta, com 131 mil voluntários atuando em 1.915 municípios por todo o país.
Em Mato Grosso, o Dia C aconteceu sob uma perspectiva surpreendente, celebrando um aumento de 447,5% no número de beneficiários, atingindo mais de 1,2 milhão de pessoas. Entre os destaques estão campanhas de saúde, educação ambiental, empoderamento feminino, educação financeira e a solidariedade em apoio ao Rio Grande do Sul, com doações para comunidades atingidas pelas enchentes.
Para 2025, a expectativa é intensificar este movimento de cooperação sob a temática "Juntos construímos um mundo melhor", enfatizando a união de esforços para transformar vidas. Esta modificação será uma plataforma para multiplicar iniciativas em saúde, educação, trabalho e cultura, reafirmando o modelo cooperativo como um agente vital para uma sociedade mais justa e sustentável.
A agenda do Dia C em 2025, estabelecida sob nova data, busca amplificar a participação e o engajamento de cooperativas e cidadãos, abraçando uma mensagem de esperança e transformação.
Fonte: Relatório do Dia C – Portal Unidade Nacional. O número de municípios atendidos corresponde a municípios de Mato Grosso e dos estados do Amazonas, Goiás, Pará, Acre, Roraima, Mato Grosso do Sul e Rondônia – que foram beneficiados por ações de cooperativas centrais de Mato Grosso.
- Nenhum
Representantes de 25 cooperativas de diferentes ramos participaram do curso “Desenvolvimento em Governança Corporativa”, oferecido pelo Sistema OCB/MT por meio do Sescoop/MT e realizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). O primeiro módulo da formação, ocorrido no período de 10 a 12 de setembro, em Cuiabá (MT), abordou assuntos como “Melhores Práticas de Governança”, “Legislação e Responsabilidade dos Administradores” e “Compliance”, dentre outros.
No último dia de curso (12 de setembro), os participantes viram temas como compliance, riscos, conselho fiscal, comitê de auditoria, mostrando a importância do controle interno nas organizações. Professor do IBGC, Antônio Edson Maciel dos Santos explicou que o objetivo foi fazê-los entenderem que, geralmente, o que quebra uma empresa não é o negócio, mas a falta de controle, de governança e de responsabilidade. Até mesmo o interesse, a falta dele ou conflitos de interesses podem ser determinantes e é preciso saber como lidar com isso, observou.
O instrutor reconhece que o conhecimento é desafiador, mas ele na verdade é o mais simples dentro de uma organização. “O mais difícil é mudar a cabeça. É deixar esse conhecimento entrar e, de fato, transformar a nossa cabeça. Temos muitas certezas, conhecemos os caminhos, e isso é um perigo, porque o mundo mudou demais, a velocidade de hoje é outra. Precisamos aprender a ‘desaprender’, porque o que me trouxe até aqui não vai me levar daqui para frente. Eu tenho que estar sempre aprendendo. Desaprender para dar lugar a outro aprendizado”, alertou.
Analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/MT, Vilma Heloísa Antunes Costa ressaltou a importância do sentimento de pertencimento à cooperativa e o entendimento de que os ensinamentos trazidos pelo curso não se aplicam somente ao dia a dia das organizações, mas à vida das pessoas. “O aprendizado também é pessoal. E o aprendizado depende muito de como a pessoa enxerga o momento em que vive, em como ela poderá aplicar esse conhecimento na cooperativa e na própria vida”, disse.
Outro ponto positivo do curso para Vilma foi a oportunidade de promover trocas enriquecedoras. “Estamos aqui com 25 cooperativas e elas estão fazendo a intercooperação, estão trocando contatos. O networking aqui é muito eficiente porque, além dessas trocas de contato, elas estão dizendo: ‘você pode me ajudar nisso na minha cooperativa’. Independentemente se são de ramos diferentes”, concluiu.
Não importa o tamanho ou a experiência
Uma das participantes, a presidente da Cooperfrente - cooperativa de profissionais atuantes na área de consultoria, instrutoria e educação -, Verônica Ribeiro, salientou a importância das formações independentemente do tamanho da organização. “Essas oportunidades que temos com o Sescoop/MT são diferenciadas, principalmente em gestão de governança, porque trazem atualidades que nós conseguimos adaptar à nossa realidade, que é bem enxuta. A cooperativa hoje consegue com essas oportunidades ter bem claros seus processos internos, seu fluxograma, seu código de ética e conduta, ter sua compliance. Então o que queremos não é criar isso, nós já temos, mesmo pequenos. É melhorar!”, frisou.
Elcida Helga Maier, contadora da Unimed Vale do Sepotuba, que atua no sistema cooperativista há quase 50 anos, também estava em busca de ampliar conhecimentos. Ela se qualificou como conselheira de administração independente pelo IBGC este ano e viu no curso a possibilidade de complementar a formação. “O tema governança realmente se aplica a todas as empresas, não só às cooperativas, e conhecer mais sobre este assunto sempre é de suma importância. Então todos os dias têm novidades, exemplos. Na verdade, o que a gente não pode parar é de estudar”, afirmou a cooperada que é mestre em Contabilidade e contabiliza 5 MBAs.
O Módulo 02 será realizado de 16 a 18 de outubro de 2024, no Hotel Deville Prime Cuiabá.