Cooperativas de MT dão exemplo de voluntariado

Assessoria Sistema OCB/MT

Cooperativas de MT dão exemplo de voluntariado

 

Em 2016, a população de Tangará da Serra (MT), foi assolada por uma crise hídrica de grandes proporções, com consequências sociais e econômicas ao município, distante da capital mato-grossense 240 km. A escassez de água despertou a diretoria, associados e colaboradores da cooperativa Unimed Vale do Sepotuba, a contribuírem com a solução do problema, e impactados com o movimento do Dia de Cooperar, criaram o projeto transformador ‘Plantando o Futuro’.

O presidente da Unimed Vale do Sepotuba, Ricardo Gonsales, explica que “o Sistema OCB/MT, com o incentivo para participarmos do Dia C, foi um start da cooperativa para fazer uma ação junto a comunidade, visando a melhoria da nossa cidade, onde estamos inseridos”.  Ele ressalta que “o Dia C é um grande estímulo para continuarmos a contribuir com a nossa comunidade, através de um esforço conjunto da diretoria, dos colaboradores, dos associados, da comunidade e da prefeitura”. 

O meio ambiente, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estão na agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável a serem atingidos até 2030, foi a ação desenvolvida pela Unimed em Tangará da Serra (MT). “Estamos realizado uma série de ações na Estação de Tratamento de Água do município, sendo que em 2017 reflorestamos uma área de 2.393m², que será cuidada por 05 anos, até que o meio ambiente assume a função. e esse ano fazendo a contenção das encostas do rio com plantio de grama para evitar a erosão e o plantio de sementes de plantas típicas do cerrado, com balões eólicos. Uma pequena contribuição, mas acho que vai fazer a diferença”.

Além dessa ação na Estação de Tratamento de Água a cooperativa investiu em uma Usina Solar Fotovoltaica, com a capacidade de gerar toda a energia consumida na sede da Unimed. A Usina tem 385 módulos de 330 Wp, com potencial de gerar 184.800 Kwh/ano, e redução de 14,784 toneladas /ano de CO². “Nossa meta é gerar energia para que no futuro nossos colaboradores e comunidade possam abastecer seus veículos com energia produzida pela nossa usina solar fotovoltaica”, revelou Gonsales.

“Este é o quinto ano que Mato Grosso participa do movimento de cooperação e   percebemos que as cooperativas amadureceram em suas ações. Isso demostra que estão mais próximas às comunidades e colocando em prática o princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade, melhorando a vida de todos aqueles que vivem ao seu redor’’, declara o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele ressalta que “ações como a realizada pela Unimed em Tangará da Serra demostra que as cooperativas estão contribuindo para transformar o mundo num lugar melhor e mais justo para se viver. Esse é o caminho para cidadania”. 

A representante do Sistema OCB Nacional, Pâmela Jerônimo de Lima Brandão, analista responsável pelo Programa PDGC - Programa de desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, ponderou que o Sistema Cooperativista tem trabalhando muito a questão dos projetos contínuos e transformadores, e não apenas ações pontuais e disse que “percebemos que em Mato Grosso está sendo feito dessa forma , com projeto que tem continuidade e transformadores, com cunho de sustentabilidade, isso é muito importante para o movimento cooperar. O Dia C está crescendo e com qualidade”. Ela pontuou que “esse projeto de Tangará da Serra veio com a dificuldade de cidade com a falta d’água e o despertar da cooperativa aconteceu por conta do Dia C. Isso é muito gratificando. O projeto está dando certo, cuidado e envolvendo a comunidade. Todos estão ganhando com isso: a comunidade, a cooperativa e o Sistema OCB/MT deve ter muito orgulho de tudo que está acontecendo”.  

Prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, que acompanha de perto todo projeto da cooperativa, disse que “a importância do Dia C é pedagógica e não pelo se faz neste dia, pois é mais ilustrativo, é uma pequena parcela.  Porém, o exemplo é que fica. Essa ação sendo difundida tem um efeito multiplicador, de uma forma ou de outra vai interferir na formação da cidadania, de que o cooperativismo é importante e a cooperação social também. Nós não vivemos isolados, vivemos em comunidade, e a cooperação é um dos fatores que pode tornar a vida em comunidade mais digna, melhor”. O prefeito ressalta que pensar que o Estado tudo pode, que é responsável por tudo é um engano, “o Estado é apenas uma forma de organizar essa comunidade, mas as pessoas precisam continuar tendo esse sentimento de solidariedade, cooperação e a cooperativa Unimed está contribuindo com a preservação, estimulando outras pessoas a fazerem a mesma coisa e participarem do cooperativismo”.

A cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA, também realizou sua ação do Dia C em Tangará da Serra com o Projeto Manhã Alegre, envolvendo 180 crianças da Escola Municipal Décio Burali. Os dirigentes, associados e colaboradores entregaram doações de roupas, sapatos, agasalhos e material escolar arrecadados, durante uma manhã com apresentação de peças teatrais, música e muita diversão, acompanhada de um delicioso lanche.

Assessoria Sistema OCB/MT

Cooperativas de MT dão exemplo de voluntariado

 

Antônio Geraldo Wrobel, presidente da Sicredi Sudoeste MT/PA, enfatizou que já participa do Dia C há algum tempo e sempre junto com a comunidade. “Hoje estamos em uma escola proporcionado um dia diferente para mais de 180 crianças. Além desse evento tivermos outra ação no bairro Jardim Tarumã com a limpeza dos quintais das casas e dos terrenos visando o combate ao mosquito da dengue. Procuramos analisar as necessidades de cada localidade para promover a ações que contribuam com a uma vida melhor para todos”, disse Wrobel.  Ele disse ainda que “as ações não se restringem ao Dia C , pois nossos colaboradores, voluntariamente, realizam oficinas de artesanato , maquiagem, concerto de computados, para crianças e adultos em um trabalho continuo.  O Dia C veio para ficar e a tendência é sempre ampliar as ações da cooperativa, em todas as 17 agências em Mato Grosso e em mais 7 municípios do estado do Pará”.

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, explica que a decisão do Sistema OCB/MT em comemorar a data do Dia C junto às cooperativas do interior do Estado é “a política de Mato Grosso em estimular o máximo possível as ações em todas as comunidades onde as cooperativas atuam e não apenas na capital e ainda reduzimos para menos de um quarto os recursos investidos no Dia C”.  Ele ressalta que esse formato vem dando certo e fala dos números onde Mato Grosso acumulou nos últimos cinco anos cerca de 300 mil beneficiários com as ações realizadas pelos voluntários das cooperativas. “Já chegamos a 68% dos municípios, isso é relevante, e a participação das cooperativas no Dia C está crescendo. As cooperativas são as protagonistas”, disse.  

As cooperativas de Mato Grosso participam desse movimento de voluntariado desde 2013 e estão engajadas no processo de transformação que podem impactar com suas ações junto à comunidade onde atuam. As ações voluntárias são realizadas durante o ano todo e até agora foram inscritas 117 iniciativas de 116 cooperativas e suas filiais de 85 municípios, envolvendo 5.120 voluntários e beneficiando mais de 200 pessoas direta e indiretamente.

No dia 30 de junho foi a data de celebração desse envolvimento das cooperativas com a sociedade. Aqui em Mato Grosso 42 cooperativas e suas filiais de 33 municípios, realizaram 43 ações, envolvendo mais de dois mil voluntários, beneficiando diretamente e indiretamente 130 mil pessoas.  

 Veja mais fotos: 

Unimed Vale do Sepotuba 

Sicredi Sudoeste MT/PA  

Conteúdos Relacionados