Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Licenciamentos Ambientais de mineração estão emperrados

A Coogavepe protocolou junto ao Governador Pedro Taques reivindicação solicitando a otimização e a celeridade no processo de vistorias de áreas de extração mineral e a emissão de 63 licenciamentos ambientais que tramitam morosamente, e que estão emperrados na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), aguardando deferimento há aproximadamente um ano.

O Presidente da Cooperativa de Garimpeiros, Gilson Gomes Camboim, informou ao gestor público estadual que caso ocorra a liberação dos licenciamentos ambientais dessas áreas pela SEMA, haverá a geração de pelo menos 1.000 empregos diretos e indiretos, a ampliação da produção anual de ouro em pelo menos 200 kg/Mês, além da evolução econômica na região, superando o patamar dos R$ 5 milhões.

O Presidente da Metamat, Elias Santos, fez referencias ao trabalho extraordinário desenvolvido pelo órgão estadual em parceria com a Prefeitura Municipal e a Coogavepe, principalmente no contexto de pesquisas minerais, legalização da atividade, assistência técnica aos cooperados, recuperação de áreas degradadas e na tecnificação deste importante setor econômico Mato-grossense.

O Deputado Estadual, Dilmar Dalbosco, foi o interlocutor parlamentar junto ao Governo do Estado e a SEMA, pasta que está sendo gerida pelo Vice-Governador, Carlos Fávaro.

“O meio mais eficiente para que tenhamos a solução desta problemática, é a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica e a criação de uma força tarefa entre os servidores da SEMA e Metamat. Com isso daremos agilidade as vistorias nas áreas e posterior emissão dos licenciamentos ambientais para sanar o entrave presente no setor de produção mineral com sustentabilidade ambiental desenvolvido no Vale do Rio Peixoto”, declarou o Deputado Dilmar Dalbosco..

 

 

 

Conteúdos Relacionados