Sicredi é a primeira instituição financeira a ter o Selo Floresta Viva

Cooperação e sustentabilidade. Realizando uma ação concreta de preservação do meio ambiente da região, o Sicredi é a primeira instituição financeira de Mato Grosso a receber do Instituto Ação Verde o Selo “Floresta Viva” e o Certificado de Neutralização do Carbono emitido por suas 13 Cooperativas. O plantio simbólico de mudas, realizado na semana passada às margens do Rio Cuiabá, deu início à parceria que reforça o compromisso do Sistema com a região onde atua e proporciona ainda uma alternativa de renda a comunidade ribeirinha.

De acordo com o Inventário de Emissões de Gases do Sicredi, aproximadamente 765 toneladas de Carbono estão sendo compensadas com o plantio de 5.511 árvores, no município de Santo Antônio do Leverger. A área integra o Projeto Rio Verde, que envolve famílias locais no reflorestamento das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, importantes para o Pantanal.

“O Sicredi tem na sua essência a cooperação, missão e valores que buscam contribuir para a melhoria de qualidade de vida das pessoas e da sociedade. Por isso, nos unimos ao Instituto Ação Verde para neutralizar as nossas emissões de carbono com o plantio de espécies nativas. Internamente, a nossa responsabilidade socioambiental terá como meta reduzir 10% dessas emissões de carbono em 2012 e, 15% no próximo ano”, disse o presidente da Central Sicredi MT/PA/RO, João Carlos Spenthof.

Alternativa verde

O trabalho com o reflorestamento e o pagamento pelos serviços ambientais prestados são uma alternativa para a única atividade que os ribeirinhos desenvolvem há anos: a pesca. São aproximadamente 350 ribeirinhos, de 108 propriedades, que no período de Piracema vivem com ajuda do benefício do Governo, e que agora estão uma das envolvidas no projeto e encontraram uma alternativa de renda.

“O Projeto Verde Rio tem um papel social muito importante e busca criar uma corrente positiva, em que todos entendam a necessidade da preservação e, de fato, sejam proativos na recuperação ambiental, assim como o Sicredi, que acreditou no projeto sendo pioneiro ao neutralizar suas emissões de carbono”, disse Paulo Borges, superintendente do Instituto Ação Verde.

A gerente de programas sociais da Central Sicredi MT/PA/RO, Andrea Passos, explicou que a ação de neutralização está ligada à Iniciativa 14, que trata da responsabilidade socioambiental.

“Dessa forma, o Sicredi atesta o seu papel e é reconhecido como uma instituição sustentável, que gera resultado econômico, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas com as quais interage”, citou Andréa.

Comunicação

Aos poucos, os colaboradores estão sendo envolvidos e já ajudam a propagar mais esta conquista ao inserir o Selo nas assinaturas de e-mail e ao divulgar nas assembleias de núcleo. O assunto está presente em sites, rádios e jornais e deverá ser divulgado amplamente aos associados em breve, com o início da veiculação de um vídeo institucional na TV.   

Assessoria Sicredi
Plantio simbólico realizado pelo superintendente do Sicredi em MT, João Abdalla.

 

 

 

Conteúdos Relacionados