Unimed Cuiabá capacita médicos intensivistas
Divulgação

Unimed Cuiabá capacita médicos intensivistas
Com objetivo de capacitar os médicos cooperados intensivistas no manuseio, orientação de punções de acesso venoso central e avaliação de casos mais urgentes, com base nos protocolos de urgência vigentes, a Unimed Cuiabá, por meio do Comitê Educativo, realizou o curso Ultrassom Beira Leito (USBL). A capacitação ocorreu no último final de semana, 23 e 24 de janeiro, no auditório do Hospital Santa Helena, em Cuiabá.
Na abertura da primeira turma, realizada no sábado (23/01), a diretora administrativo-financeiro, Dra. Suzana Palma reafirmou o compromisso da Unimed Cuiabá com a capacitação contínua dos médicos cooperados. “A Cooperativa têm promovido diversos cursos e capacitações voltadas para a educação permanente dos médicos cooperados. Essa é a essência do nosso trabalho para um atendimento mais qualificado e completo de nossos beneficiários”, sintetizou.
Para garantir as medidas de segurança, a capacitação foi restrita ao grupo de 20 médicos, sendo divido em duas turmas com 10 integrantes cada. O curso, com carga horária de 10h e certificação pela Faculdade Unimed, teve a participação de médicos plantonistas da UTI e Semi UTI da Cooperativa. De acordo com o participante Dr. Edson César Mantovani Júnior, “o curso foi muito proveitoso e rico, acrescenta muito ao médico a beira do leito da UTI, pois promove maior segurança ao paciente e precisão no diagnóstico”.
“Apesar da complexidade do tema buscamos sintetizar em 10h de curso assuntos primordiais no atendimento de urgência, focados nas punções de acesso venoso central e avaliação dos casos, de acordo protocolos de urgência vigentes.”, avaliou o médico membro do Comitê Educativo, Dr. Humberto Celestino.
O curso foi ministrado pelo médico cirurgião Dr. Rafael Leme Curado que abordou princípios básicos do USBL pulmonar, cardíaco, abdominal (FAST) e vascular. Com conceitos teóricos e noções práticas, Dr. Rafael compartilhou sua experiência em urgência e emergência com os intensivistas. “Conseguimos com êxito repassar as informações, e deixamos à Unimed Cuiabá um grupo capacitado e apto para a utilização da USBL. O curso teve como foco treiná-los na ultrassonografia à beira do leito para uma melhor avaliação, diagnóstico e conduta dos pacientes críticos. Foram apresentadas informações de diferenciação dos quadros de choque e insuficiência respiratória, abordagem otimizada do paciente vítima de trauma e a punção de acesso venoso central”, finalizou o palestrante.