Aproleite desenvolvimento da cadeia no MT
Com o foco em conhecimento para os envolvidos na cadeia do leite no estado e no fortalecimento da representatividade do produtor, o 1º. Encontro Aproleite reuniu mais de 1.400 participantes em Cuiabá na última semana - 8 e 9 de novembro. Durante a abertura, o presidente da Aproleite – Alessandro Casado destacou a importância das cooperativas no setor. “A bacia leiteira no Estado existe graças à sustentação das cooperativas”, destacou Casado.
Um dos objetivos do 1º Encontro Aproleite é envolver os produtores de leite do estado para a representatividade da classe. Casado destaca que, com o trabalho dos produtores, cooperativas e associações, a industrialização de leite em Mato Grosso atingiu 148,6 mil litros no segundo trimestre deste ano (abril a junho), colocando o estado na 8ª posição do ranking nacional no período. Isso representa crescimento de 13,4% ante o mesmo intervalo do ano anterior, quando o volume industrializado foi de 131.094 mil litros. Para a realização do evento, estiveram presentes caravanas das quatro principais cooperativas de MT – Coopnoroeste, Comajul, Coopernova e Campileite. “Mobilizamos os produtores pela oportunidade de participar em conjunto com toda a cadeia produtiva do leite no estado”, afirmou o vice-presidente da Campileite, Gerantino Neto, que acompanhava sua comitiva.
Na programação o evento contemplou regras de mercado, painéis sobre sistemas de produção, conhecimento aliado à produtividade, além de falar sobre associativismo e cooperativismo. Segundo o palestrante Gustavo Cabianca, consultor técnico do SENAR Nacional em Brasília, o processo do agronegócio possibilita estabelecer relações básicas de cooperação. “Adotar tecnologia melhora os resultados. Mas essa é apenas uma das três principais ações para aumento da produtividade. As outras são comercialização e ganho em escala, o que só se consegue em cooperativas”, afirmou Capianca. Durante a palestra, Capianca ainda destacou a necessidade dos produtores valorizar o potencial da agropecuária brasileira. "O agronegócio responde por 37% dos empregos gerados no Brasil. Além disso, quase 40% de todas as exportações são provenientes do setor", exemplifica Cabianca.
O Sistema OCB-MT foi parceiro do evento, juntamente com Em discurso, na abertura do evento, o presidente do Sistema OCB-MT, Onofre Cezário de Souza Filho, falou da importância das parcerias para o crescimento do setor lácteo. “O 1º. Encontro Aproleite é uma ação em parceria, que vai traduzir-se em números para os produtores. Essa sinergia nas entidades que promovem o desenvolvimento traz resultados diretos na economia de Mato Grosso. Para as cooperativas, isso é imprescindível”, afirmou Onofre.
O 1º Encontro Aproleite é uma realização da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Conta com o apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT), Imea, Scot Consultoria e Sindicatos Rurais.
(com informações FAMATO)
Assessoria Famato
Onofre Cezário, presidente da OCB/Sescoop-MT em discurso na abertura do evento.