Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Inclusão financeira é meta para o cooperativismo de crédito
Realizado em Nova Petrópolis-RS, o 9º. Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, o Concred, reuniu representantes dos mais de 6 milhões de pessoas que são associadas nas 1.312 cooperativas de crédito, organizadas em 38 centrais estaduais e cinco confederações, espalhadas pelo País por meio de 3.513 postos de atendimento. O é evento realizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito – Confebrás, e teve em sua programação a discussão de temas como – governança corporativa, estratégias de perenidade, desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo de crédito, entre outros. Segundo seu presidente Rui Schneider da Silva, o crescimento supera as expectativas. “Mesmo ainda pequenos dentro do contexto do mercado financeiro, cerca de 3%, estamos em franco crescimento e cada vez mais nos direcionamos para ser o ponto de equilíbrio desta balança”, pondera Schneider.
Com um cooperativismo democrático e sustentável que, permite que todas as classes sociais possam ter acesso aos mais diversos produtos financeiros com os melhores custos do mercado, o Banco Central durante o evento destacou a importância das cooperativas na inclusão financeira. Segundo o secretário-executivo do Banco Central, Geraldo Magela Siqueira, um dos objetivos do Bacen é garantir a inclusão financeira eficiente da população. “O cooperativismo de crédito tem contribuído com essa meta através do empreendedorismo, solidez e o desenvolvimento local, econômico e social nas comunidades. Esse é seu diferencial”, afirmou Magela.
Segundo o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, o principal desafio é a capacidade competitiva para atingir os dois dígitos de participação no Sistema Financeiro Nacional. “As cooperativas de crédito podem ter papel preponderante na oferta e acesso ao crédito pelos pequenos negócios, à medida que oferecem taxas e juros menores, menos burocracia e mais agilidade no atendimento”, diz Carlos Alberto. Lançado no 9º. Concred, o livro “O cooperativismo de crédito ontem, hoje e amanhã” de Ênio Meinen, diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), e Márcio Port, presidente do Sicredi Pioneira RS, destaca que alguns estados brasileiros já atingiram a marca dos dois dígitos de crescimento, como é o caso de Mato Grosso, é destaque em primeiro lugar de participação no mercado financeiro, com 11,5% de participação nos empréstimos e 13% nos depósitos.
Segundo o vice Presidente da OCB/Sescoop-MT, João Carlos Spenthof, o crescimento do cooperativismo de crédito no estado vem acompanhado da parceria das entidades e as cooperativas. “A OCB-MT e o Sescoop-MT garantem a estrutura e organização do ramo crédito como incentivo ao crescimento do setor. Além da grande contribuição com formações realizadas estrategicamente desde a governança corporativa até a profissionalização dos colaboradores das cooperativas de crédito no estado”, afirmou Spenthof.