Sicredi celebra conquistas em DICC

RAMO CRÉDITO

 

Neste 20 de outubro, em que se celebra o Dia internacional do Cooperativismo de Crédito, as cooperativas brasileiras têm muito a comemorar. Com grandes marcos evolutivos nos últimos anos, especialmente após mudanças normativas estabelecidas pelo Banco Central que levaram a um desenvolvimento com mais solidez, as cooperativas de crédito já alcançam 5% de participação no mercado financeiro brasileiro.

“A validação e apoio do Banco Central e do governo federal nestes últimos 10 anos possibilitou um maior controle na política e gestão das cooperativas e também a expansão do negócio. E o fortalecimento sistêmico deu respaldo, garantia e sustentabilidade para este desenvolvimento. Hoje nós temos regiões do país muito desenvolvidas em função do cooperativismo de crédito, isso tem sido fundamental para a economia brasileira”, analisa o diretor executivo da Sicredi Ouro Verde MT, Valmir Galhardo.

Diante de um cenário econômico nebuloso vivido pelo país nos últimos anos, as cooperativas de crédito cresceram bem acima da média dos bancos, atingindo uma taxa de 20% ao ano. Instituição financeira cooperativa com maior atuação em Mato Grosso, o Sicredi alcançou R$7,1 bilhões em Ativos em 2015. Oferecendo produtos e serviços compatíveis com as demais instituições financeiras, as cooperativas de crédito como o Sicredi conquistam a preferência de seus associados ao trabalharem com tarifas mais justas. Além disso, a movimentação financeira dos associados é reinvestida na comunidade e também é responsável por gerar os resultados da cooperativa, que retornam aos associados em forma de sobras. Somente no ano passado, foram mais de R$ 273 milhões divididos entre os cerca de 349 mil associados do Sicredi em Mato Grosso. “Isso demonstra a confiança que os associados têm na instituição, porque uma cooperativa nasce da necessidade de seus associados”, ressalta Valmir Galhardo.

Mostras desta confiança podem ser encontradas em municípios como Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, por exemplo, onde o cooperativismo financeiro alcança perto de 50% da População Economicamente Ativa. Com 1.400 pontos de atendimento em todo o país, o Sicredi é a única instituição financeira em 227 municípios. Esta capilaridade é uma demonstração de que a instituição financeira cooperativa carrega a mensagem do cooperativismo que transforma realidades, ao apoiar o desenvolvimento local. “O cooperativismo tem como base o equilíbrio entre os pilares econômico e social. Ser dono de uma instituição financeira cooperativa é diferente de ser cliente de um banco, então a gente tem que trabalhar com essa filosofia e levar esta cultura para toda a sociedade”, destaca Valmir Galhardo.

Veja vídeo 

Conteúdos Relacionados