Featured

Cooperfrente é a primeira cooperativa de MT a aderir ao programa Vigia Mais MT com apoio do Sistema OCB/MT

A Cooperfrente, Cooperativa de Trabalho com sede no munícipio de Cuiabá, tornou-se pioneira a aderir ao programa Vigia Mais MT com a orientação e apoio do Sistema OCB/MT, o programa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT). A formalização da parceria, com a assinatura do termo de cooperação, que finalizou o processo de habilitação para a participação e o recebimento das câmeras de videomonitoramento, ocorreu nesta quarta-feira (12), em evento que contou com a presença da presidente da Cooperfrente, Verônica Ribeiro, do diretor executivo da cooperativa, Eder Vargas, da analista do ramo Crédito do Sistema OCB/MT, Karine Gomes Machado, e do 2° Sargento da PM, Fernando Gomes Alves, da gerência de videomonitoramento da SESP-MT.

Vigia Mais

O programa Vigia Mais MT tem como objetivo fortalecer a segurança pública por meio da instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos, visando auxiliar no combate à criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população.

"A adesão ao Vigia Mais MT representa um importante passo para a Cooperfrente, que busca contribuir para a segurança da comunidade onde está inserida", destaca Verônica Ribeiro, presidente da cooperativa. "Enxergamos nesse projeto o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. Assim, ele não se limita à segurança individual, mas também a segurança de toda a comunidade. É o zelo e o cuidado que buscamos em nosso dia a dia, tanto no trabalho quanto na sociedade.”

O Sistema OCB/MT tem desempenhado um papel fundamental no processo de adesão da Cooperfrente ao programa, oferecendo o suporte e a orientação necessários. "A participação das cooperativas fortalece a rede de colaboração entre o poder público e a sociedade civil, aumentando a confiança e garantindo que as ações de segurança pública sejam mais eficientes e alinhadas às necessidades da comunidade", afirma Karine Gomes Machado, analista do Sistema OCB/MT. "Com a presença das cooperativas no programa, Mato Grosso pode alcançar resultados mais eficazes no combate à criminalidade, promovendo um ambiente mais seguro para os empreendimentos, o desenvolvimento econômico e o bem-estar das famílias."

Karine também ressaltou o apoio do Sistema OCB/MT às cooperativas. "Oferecemos o suporte de um profissional que atua diretamente na orientação e no acompanhamento de todo o processo de credenciamento. Esse apoio contínuo facilita o acesso das cooperativas ao programa, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas corretamente e que os benefícios sejam plenamente aproveitados."

Além da Cooperfrente uma cooperativa de crédito registrada no Sistema OCB-MT, já está em fase final do processo de credenciamento, aguardando o agendamento para a retirada das câmeras que serão instaladas na sede e nas filiais localizadas em 5 municípios diferentes no estado de Mato Grosso. Isso demonstra o compromisso da cooperativa com a segurança pública e o apoio à implementação do Vigia Mais MT.

O 2º sargento da PM Fernando Gomes Alves, da gerência de videomonitoramento da SESP-MT, enfatizou a importância da parceria com a Cooperfrente e o Sistema OCB/MT para o sucesso do programa. "Acreditamos que a união de esforços entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para construirmos um estado mais seguro para todos", afirmou.

Vigia Mais1

A iniciativa da Cooperfrente demonstra o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento social e a segurança da comunidade, reforçando o papel das cooperativas como agentes de transformação e promotoras do bem-estar coletivo.

A expectativa futura é de que mais cooperativas se engajem e participem do programa, ampliando a rede de colaboração com o governo estadual e fortalecendo a segurança pública em mais regiões do estado. O objetivo é que, à medida que mais cooperativas se envolvem, a abrangência e a eficácia do programa aumentem, beneficiando um número maior de comunidades e contribuindo para um ambiente mais seguro para todos.

Nelson Piccoli é eleito novo presidente do Fórum Agro MT

Nelson Piccoli é eleito novo presidente do Fórum Agro MT

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso (OCB/MT), Nelson Piccoli foi eleito nesta terça-feira (21), presidente do Fórum Agro MT. Piccoli, que possui uma longa trajetória no cooperativismo e no associativismo classista junto a Sindicatos e Entidades ligadas ao setor produtivo, vai ocupar o cargo no biênio 2025/2026.

A chapa foi eleita por unanimidade com votos da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Ampa (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso) e Famato (Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso) e da própria OCB/MT.

Piccoli assume a partir de 01 de fevereiro, e vai ocupar o lugar do suinocultor e produtor rural, Itamar Canossa, que ficou à frente do Fórum Agro MT por quatro anos.

"É uma honra poder fazer parte dessa entidade e mais ainda poder, a partir de agora, estar como presidente. Vamos dar continuidade ao brilhante trabalho realizado pelo Canossa, e buscar soluções para destravar e possibilitar o desenvolvimento do setor produtivo de Mato Grosso", pontuou Piccoli.

Itamar Canossa destacou que a equipe que fez parte da sua gestão conseguiu avanços significativos para o setor, principalmente na aproximação com o poder legislativo e executivo.

"Um dos principais pontos foi a aproximação com a Assembleia Legislativa de Mato grosso, que por meio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA-MT), passou a se reunir mensalmente com o setor produtivo para debater pautas que impactam o setor, e auxiliar a destravar pautas que podem prejudicar o setor agropecuário do estado", ressaltou.

Compõem a diretoria da nova gestão do Fórum Agro MT o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Júnior como vice-presidente, e o presidente da Famato Vilmondes Tomain como diretor financeiro.

Fórum Agro MT

Foi criado em 2014 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do agronegócio de Mato Grosso, buscando soluções para o fortalecimento e crescimento do setor. Tem como objetivo harmonizar as atividades das entidades participantes com as principais demandas do momento; fortalecer o poder de representação do setor; e estimular políticas públicas para o desenvolvimento da agropecuária.

É formado pela Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Acrismat (Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso), Ampa (Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão), Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso) e Famato (Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso) e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso (OCB/MT).

apresenta nova diretoria
Observatório do Cooperativismo

Sistema OCB/MT lança Observatório do Cooperativismo e apresenta nova diretoria

  • Nenhum

O Sistema OCB/MT experimentou um momento histórico na noite desta segunda-feira (16 de setembro), no Hotel Gran Odara. Além de apresentar a nova diretoria para a gestão 2024-2028, a entidade lançou oficialmente o Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso e a primeira publicação do Anuário do Cooperativismo Mato-grossense. A solenidade contou com a presença de representantes da OCB Nacional, do Executivo Estadual e da senadora Margareth Buzetti, além de diversas entidades ligadas ao setor produtivo de Mato Grosso e apoiadores do cooperativismo.

Sistema OCB/MT, Nelson PiccoliSistema OCB/MT, Nelson PiccoliO Observatório chega como uma ferramenta de inovação para fortalecer ainda mais o cooperativismo, setor que hoje desempenha um papel de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do estado, trazendo uma nova dimensão à capacidade de acompanhar, avaliar e promover o cooperativismo, permitindo uma atuação estratégica mais robusta e eficiente.

Para o presidente do Sistema OCB/MT, Nelson Piccoli, foi um dia muito especial. “Teremos momentos maravilhosos, dos quais nos orgulharemos no sistema cooperativo em mostrar para vocês parte do que somos e o quanto somos importantes dentro do processo de cooperativismo. Nada melhor do que nos unirmos para fazer a diferença que o mundo está necessitando, dentre elas o progresso, que é uma das excelências do nosso estado. O Observatório é uma ferramenta que terá utilidade não só para cooperativismo, mas para toda a sociedade mato-grossense”, projetou.

Observatorio3superintendente da OCB/MT, Frederico AzevedoO superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, reforçou que o Observatório e o Anuário têm públicos muito bem definidos, auxiliando nas tomadas de decisões em relação ao mercado e demostrando para a sociedade o impacto que as cooperativas geram. “É uma forma de fazer com que o cooperativismo cada vez mais seja reconhecido como um modelo de negócio que gera muito para o seu cooperado, mas também gera muito para a sociedade, porque o resultado fica no local”, valorizou.

Segundo a gerente geral da OCB/MT, Tainá Heinzmann, o Observatório é estruturado em três grandes eixos: Inteligência de Dados, com ferramentas práticas para tomada de decisão no dia a dia das cooperativas; Inteligência de Mercado, com análises descritivas das cooperativas; e a Inteligência Política Econômica, com análises diagnósticas e preditivas para as cooperativas terem um farol rumo ao futuro de negócios nos próximos anos.

 senadora Margareth Buzettigerente geral da OCB/MT, Tainá HeinzmannEla contou que é um trabalho que vem sendo realizado há pouco mais de dois anos e alguns materiais já estão estruturados como o Radar de Oportunidades e o Índice de Confiança das Cooperativas, o IC.COOP. “Ao longo deste ano de 2024 nós conseguimos trazer novas metodologias para inteligência de informação. E uma das principais ferramentas é o Anuário do Cooperativismo Mato-grossense, que diferente do anuário nacional, traz informações regionais como perfil de produtores, perfil de cooperativas”, informou.

“É uma alegria ver o cooperativismo mato-grossense tão forte e pujante e inovando cada vez mais. O Observatório com certeza vai ser um caminho para as cooperativas terem mais acesso à informação e tomar decisões baseada em dados. Isso é super importante para vermos o crescimento, para vermos nossas lideranças apoiando o seu próprio crescimento, porque os dados vão ajudar a dar esse direcionamento. Como foi dito aqui, hoje os dados são um farol para as cooperativas conseguirem cada vez mais se fortalecerem e levarem desenvolvimentos para as comunidades”, enalteceu a gerente geral da OCB Nacional, Fabíola Nader Motta.

 

Nova era para o cooperativismo de Mato Grosso

O Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso inicia uma nova e importante fase na história do cooperativismo mato-grossense marcada pela modernidade e o uso de ferramentas tecnológicas em prol do setor, analisou o superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti. “Nós não dispúnhamos desses dados estruturados. Então a grande virtude está em trazer uma visão técnica, estruturando essas informações. A tecnologia nos permite isso hoje. Então o momento é agora. Quer dizer, juntamos a vontade de fazer com os recursos, com os meios disponíveis e entregamos um conjunto de dados que demonstra a relevância, o peso do sistema cooperativo aqui no estado do Mato Grosso”, frisou.

senadora Margareth Buzettisenadora Margareth BuzettiA senadora Margareth Buzetti, uma cooperada e fã declarada do cooperativismo, também destacou a importância de estar sintonizado com os novos tempos e se adequar às exigências atuais do mercado e da boa administração. “É super importante. As cooperativas mudaram. Hoje existe a governança, existe o compliance, não temos mais aquela cooperativa lá de trás. Então isso é fantástico. Está evoluindo, não tem como retroceder. O Sistema OCB/MT está de parabéns”, afirmou a parlamentar, que lembrou estar em uma “missão árdua” no Senado, na relatoria dos fundos constitucionais do Centro-Oeste, a fim de buscar um aumento no valor destinado às cooperativas.

O presidente do Sistema OCB/GO e representante da Região Centro-Oeste na diretoria da OCB Nacional, Luís Alberto Pereira, além de elogiar as iniciativas do Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso e seu primeiro produto, a publicação do primeiro Anuário do Cooperativismo Mato-grossense, saudou a nova diretoria do Sistema OCB/MT e fez uma homenagem especial. Ele lembrou o trabalho realizado pelo ex-presidente Onofre Cezário de Souza Filho, que esteve à frente da entidade por 24 anos.

Já os atuais dirigentes, segundo ele, estão também muito bem capitaneados pelo novo presidente, Nelson Piccoli. “Nelson é um construtor, além de cooperativista. A gente vê por aqui com esse Observatório. Quero dar os parabéns e desejar que continuemos juntos nessa nossa causa tão nobre que se chama cooperativismo”, finalizou.

Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso - O Observatório contemplará produtos diversos, que incluem anuários, relatório periódico de ramos e segmentos como agro, crédito, leite e educação, além de painéis interativos e simuladores para áreas específicas como armazenagem de grãos e energia solar, visando se tornar a principal referência em informações sobre cooperativismo em Mato Grosso.

Anuário do Cooperativismo Mato-grossense 2024 - É um relatório que oferece uma visão completa do cooperativismo no estado. O anuário é o primeiro produto lançado pelo Observatório do Cooperativismo de Mato Grosso, que inclui análises de desempenho, tendências do setor e estudos de caso, servindo como uma ferramenta valiosa para as cooperativas e demais interessados.
Para saber mais acesse o site www.ocbmt.coop.br/observatoriocoopmt

Clique no link e acesse as fotos do evento: FOTOS LANÇAMENTO OBSERVATORIOCOOPMT E APRESENTAÇÃO

Sistema OCB/MT e Sicredi Celeiro MT/RR participam do programa Portas Abertas em Brasília

  • Nenhum

O Sistema OCB/MT e Sicredi Celeiro MT/RR estiveram juntos durante uma viagem de imersão técnica, realizada entre os dias 7 e 12 de setembro. A jornada, que teve início em Sorriso (MT), passou por Boa Vista (RR) e culminou em Brasília (DF), contou com a representação da analista técnica do Ramo Crédito do Sistema OCB/MT, Karine Gomes Machado.

O ponto alto do evento ocorreu nos dias 11 e 12, quando a comitiva participou do Programa Portas Abertas em Brasília, uma iniciativa do Sistema OCB nacional que visa aproximar as cooperativas de todo o Brasil à Casa do Cooperativismo. Durante a visita, a delegação de Mato Grosso teve a oportunidade de conhecer em profundidade o trabalho realizado pelo Sistema em prol do movimento cooperativista.

A agenda na capital federal, viabilizada pelo programa, incluiu visitas estratégicas à sede do Banco Central, às instalações do FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito) e uma visita guiada ao Congresso Nacional.
Fabíola Nader Motta, gerente-geral do Sistema OCB, reforçou o compromisso da instituição na defesa das cooperativas brasileiras. "Nosso trabalho é promover e fortalecer o desenvolvimento do cooperativismo no Brasil. Defendemos os interesses das cooperativas junto ao governo e à sociedade para garantir que elas continuem crescendo e contribuindo para um país mais justo e próspero", destacou.

Karine Machado, analista técnica do Ramo Crédito do Sistema OCB/MT, ressaltou a importância da visita. "Muitas vezes as cooperativas que estão lá na ponta, como as de crédito, por exemplo, não conseguem enxergar de fato o trabalho que é desenvolvido pelo Sistema OCB. E essa visita, em especial, mostrou a importância desse sistema na defesa de interesses, na representatividade e, ainda, demonstrou tudo o que é feito e os produtos que são entregues às cooperativas", enfatizou.

Laércio Lenz, presidente da Sicredi Celeiro MT/RR, expressou sua satisfação com o programa e ressaltou que, até há alguns anos, não se tinha muita proximidade especialmente com as OCBs estaduais, mas hoje sabem da sua importância. A iniciativa não apenas proporcionou conhecimento, mas também fortaleceu a capacidade da Sicredi Celeiro MT/RR de implementar inovações e boas práticas em suas operações.

"Tivemos uma noção mais clara do papel do Sistema OCB. As palestras foram excelentes. Entender melhor como funciona o trabalho da Casa do Cooperativismo e compreender o papel do FGCoop, além do espaço de diálogo com o Banco Central, foi fundamental. Saímos daqui com uma visão mais clara sobre como a OCB atua em defesa das cooperativas", afirmou Lenz.

A imersão técnica, apoiada pelo Sistema OCB/MT, demonstra o potencial da colaboração entre as cooperativas e suas entidades representativas. Ao facilitar o acesso a informações e promover o contato direto com instituições-chave, contribui para o desenvolvimento do cooperativismo.

Com informações do Sistema OCB