Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
14º Encontro de Comunicadores do Sistema OCB/MT aborda o tema “Storytelling Com Dados”
O Sistema OCB/MT realizou na terça-feira (05/12) a 14ª edição do Encontro de Comunicadores, com o tema “Storytelling com dados: que histórias seus números querem contar?”, abordado pela consultora e mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM Martha Terenzzo. A atividade, que teve a participação de cerca de 50 pessoas que atuam nas áreas de comunicação e MKT tanto das cooperativas como do Sistema, contou também com a participação do analista de Design Gráfico da OCB nacional, Lucas Badú, que falou sobre gestão de marcas.
A abertura foi feita pelo superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, que parabenizou a equipe de comunicação da OCB/MT por pautar um tema que é bastante atual trazendo a expertise da experiente Martha Terenzzo. Segundo ele, a utilização de dados tem promovido uma verdadeira transformação no perfil do profissional, que precisa se adequar às novas ferramentas e formas de comunicar.
Martha tem experiência de 25 anos na gestão de áreas de marketing, branding, inovação, atuando como diretora em empresas de grande porte como Cargil, Sadia, Parmalat, Bombril. Há 14 anos abriu a Inova 360°, consultaria de inovação e negócios com projetos para clientes como Natura, Google, LinkedIn. Além disso, ministra aulas de inovação, storytelling e branded content na ESPM.
Em sua palestra, a consultora começou lembrando que há relativamente pouco tempo a comunicação era feita basicamente em rádio, jornal, televisão e outdoor. Não havia internet, redes digitais. Há cerca de uma década, com o advento das novas tecnologias, os dados se tornaram bastante relevantes. “Hoje um bom comunicador tem que aprender a ler os dados, interpretar os dados e contar histórias com dados”, salientou. Ou seja, é preciso ter os números, mas temos que saber como usá-los para contar boas histórias.
De acordo com a palestrante, o storytelling é conjunto de ferramentas de comunicação que ajudam a transformar esses dados em uma narrativa mais atraente aos receptores, utilizando-se de palavras e recursos visuais que despertem e captem melhor sua atenção. As possibilidades são as mais diversas e sua aplicação pode ser feita em marcas, empresas e pessoas, seja para valorizar uma ideia, sensibilizar ou conscientizar, explicou Martha.
O storytelling facilita a cognição e ajuda a entender que, por trás dos números, existe sentido. Eles são um suporte, uma âncora, que vai amparar a narrativa, frisou a palestrante. Para mostrar como isso funciona, Martha deu muitas dicas de aplicação na prática, como a importância da escolha e do bom uso dos verbos, de dashboards, infográficos e anotações. De saber focar no que realmente é relevante na comunicação, pois muita informação gera distração. Listou inclusive ferramentas que estão disponíveis na internet (gratuitas e pagas), que podem ajudar. Após a palestra, a consultora abriu para uma roda de conversa com os participantes.
O evento contou ainda com explanação do analista de Design Gráfico da OCB nacional Lucas Badú, que deteve especial atenção ao case da campanha Somoscoop. E uma fala de encerramento do superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, que reforçou a importância dos encontros e de contar histórias.
Segundo Adair, o Encontro de Comunicadores sempre foi uma prioridade dentro da programação da instituição, “porque através desse processo de comunicação e de interação entre Sistema OCB/MTe cooperativas é que a gente consegue fazer fluir as informações que são relevantes”. Trata-se de uma via de mão dupla, enfatizou. A importância que damosdá à gestão de dados e as novas ferramentas, portanto, permite que as histórias do cooperativismo sejam contadas e cheguem mais rapidamente aos diferentes públicos.
As sociedades cooperativas são sociedades de pessoas que conseguem transformar vidas, definiu. “É por aí que a gente começa a contar as histórias. [...] Na caminhada do cooperativismo, da estrada, enfim, está cheio de boas histórias para se contar. Em todos os estados e aqui no estado do Mato Grosso não é diferente”, enfatizou.
SISTEMA OCB/MT - A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT – é uma entidade formada por três instituições que fazem papéis distintos e ao mesmo tempo interligados, focados no suporte às cooperativas: OCB/MT - Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso; Sescoop/MT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso; e o I.Coop – Faculdade.
ocbmt.coop.br
instagram.com/sistemaocbmt
facebook.com/Sistemaocbmt linkedin.com/company/sistemaocbmt