Caravana do FCO em MT

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) começa no dia 09 de maio e segue até o mês de julho, a Caravana do FCO . O projeto visa divulgar as linhas de crédito do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, dos segmentos empresarial e rural em Mato Grosso e, ainda, estimular o desenvolvimento regional. O evento é realizado em parceria com o Banco do Brasil e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae-MT).
A Caravana do FCO deve passar por 17 municípios. A primeira cidade a receber o evento é Confresa e a última será Juína. O governador de Mato Grosso Pedro Taques participou do primeiro encontro e destacou a importância do fundo para a economia de Mato Grosso. O chefe do Poder Executivo destacou que o governo será parceiro do Banco do Brasil na busca de empreendimentos que podem ser financiados pelo fundo.
Taques avalia que os R$ 2,948 bilhões disponibilizados para as operações de crédito em Mato Grosso devem ter um grande impacto na economia estadual e ajudarão na recuperação da crise, fomentando a criação de novos empregos e a manutenção dos postos de trabalho existente nos diversos setores da economia. “Precisamos combater a crise com desenvolvimento. Só vamos conseguir o desenvolvimento com recursos, daí a importância do FCO”, disse.
Segundo Taques, o governo está presente na Caravana por entender que o Estado não tem que ser um agente atrapalhador do desenvolvimento, mas sim um fomentador e afastar a burocracia. “A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedec) estará com o Banco do Brasil e também o Desenvolve MT, antigo MT Fomento, com linhas de crédito, para que possamos trazer a paz, como sinônimo de desenvolvimento. Precisamos de rapidez, o empresário e o produtor rural sabem fazer, mas eles precisam de recursos rápidos para investir e gerar empregos”, destacou.
O objetivo do FCO é contribuir para o desenvolvimento econômico e social, por meio do financiamento de empreendimentos ligados aos setores industriais, agropecuário, mineral, de turismo, de infraestrutura econômica, comercial e de serviços.
Em 2017, foram disponibilizados R$ 2.948 bilhões em recursos para Mato Grosso, sendo 50% para FCO Empresarial e 50% FCO Rural. Entre as vantagens do Fundo, estão: encargos financeiros diferenciados; bônus de adimplência de 15% sobre os encargos financeiros; isenção de tarifa de abertura de crédito (TAC) e IOF; e prazo ajustado à capacidade de pagamento.
Agenda:
09/05 - Confresa
10/05 - Água Boa
11/05 - Barra do Garças
23/05 - Cáceres
24/05 - Mirassol D’Oeste
25/05 - Pontes e Lacerda
06/06 - Alta Floresta
07/06 - Colíder
08/06 - Sorriso
20/06 - Sapezal
21/06 - Campo Novo do Parecis
22/06 - Tangará da Serra
05/07 - Jaciara
06/07 - Alto Araguaia
18/07 - Aripuanã
19/07 - Juara
20/07 - Juína