Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Central de compras do ramo transporte
O Sistema OCB pretende criar em breve uma Central de Compras das cooperativas de transporte de cargas e passageiros de todo o Brasil, aumentando assim o poder de compras em escala. Hoje o Brasil conta com 1.095 cooperativas do ramo Transporte e cerca de 150 mil cooperados, sendo que Mato Grosso participa com 19 cooperativas e quase mil associados. “Esse é um sonho que começou em 1987 durante um seminário do ramo Transporte realizado no Rio de Janeiro, onde discutimos a criação de uma rede nacional”, lembrou o superintendente do Sistema OCB-MT, Adair Mazzotti.
Segundo Mazzotti, o assunto voltou em pauta em 2009 em Mato Grosso, sendo um dos pontos do planejamento do Conselho do Ramo Transporte e em 2012 “quando conversamos com o Abel Paré, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul”. A discussão sobre o modelo de gestão da central de compras esta sendo realizada com representantes dos estados através de videoconferência, como a realizada no dia 25 de fevereiro e coordenada pelo representante nacional do ramo Transporte, Abel Paré, do Rio Grande do Sul (RS).
Membros do Conselho Consultivo Especializado do Ramo Transporte do Sistema OCB-MT, Nilton Jonas da Silva e Marcelo Antônio Angust, e a Coordenadora de Monitoramento, Maria Gladis dos Santos, participaram da reunião. “Acho a criação de uma central de compras muito boa, pois é mais vantagem para o cooperado que terá os custos das cooperativas reduzidos”, analisou o representante do ramo Transporte do Sistema OCB-MT, Nilton Jonas da Silva.
“Estamos discutindo o modelo a ser adotado pela central de compras que hoje já existem no país e depois formataremos como será a nossa, que poderá ser nacional, regional ou estadual. Estamos no começo”, disse Maria Gladis. Um panorama geral das cooperativas de transporte de cargas e passageiros esta sendo traçado através de uma pesquisa com o objetivo de mensurar o número de veículos e produtos consumidos. Na opinião de Marcelo Angust, “a central vai atender muitas necessidades das cooperativas dando condições de comprar veículos, pneus, lonas, combustíveis, contratar seguro e muitos outros itens a preços bem mais acessíveis”.
O processo de criação da central de compras continua com as analises das propostas de formatação e gestão e também da pesquisa realizada pelas organizações estaduais junto às cooperativas do ramo Transporte.