Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
COOPEMA visita as raízes do cooperativismo brasileiro
O presidente da COOPEMA- Cooperativa de Ensino do Médio - Araguaia, professor José Carlos Salamoni, esteve visitando algumas cooperativas no Rio Grande do Sul, entre os dias 15 e 19 de março, como parte prática do módulo de Vivências em Cooperativa do curso de MBA em Cooperativismo. A especialização está sendo ofertada pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/MT) do estado de Mato Grosso, Sistema OCB/MT.
A primeira parada foi na Escola do Cooperativismo, sediada em Porto Alegre, e onde funciona a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo.
O grupo de alunos visitou, ainda, a SICREDI PIONEIRA, em Nova Petrópolis, berço das cooperativas gaúchas e, na sequência, em Bento Gonçalves, na Cooperativa Vinícola Aurora.
“É de suma importância ampliar os horizontes e buscar conhecer a nossa história. Aqui [no Rio Grande do Sul], nós temos a oportunidade de acompanhar e verificar a eficácia da gestão e governança das mais bem sucedidas cooperativas do Brasil”, disse o presidente Salamoni.
Foram 05 dias de muita troca de experiências e estudo para a comitiva formada por 34 alunos.
“Acredito que é dessa forma que devemos gerir nossa cooperativa. Buscando aplicar o que deu certo e evitar os tropeços, que são as “pedras do caminho”, brincou o presidente da COOPEMA, fazendo referência à frase que se encontra no Museu da Sicredi Pioneira, de autoria do padre Theodor Amstadt:
“Se vinte pessoas se unirem conseguirão, solidariamente, tirar a pedra e abrir caminho para todos” (Theodor Amistadt- 1851-1938)
O COOPERATIVISMO NO BRASIL
No Brasil, a cultura da cooperação é observada desde a época da colonização portuguesa. Esse processo emergiu no Movimento Cooperativista Brasileiro surgido no final do século 19, estimulado por funcionários públicos, militares, profissionais liberais e operários, para atender às suas necessidades.
O movimento iniciou-se na área urbana, com a criação da primeira cooperativa de consumo de que se tem registro no Brasil, em Ouro Preto (MG), no ano de 1889, denominada Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto. Depois, se expandiu para Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, além de se espalhar em Minas Gerais.
Em 1902, surgiram as cooperativas de crédito no Rio Grande do Sul, por iniciativa do padre suíço Theodor Amstadt. A partir de 1906, nasceram e se desenvolveram as cooperativas no meio rural, idealizadas por produtores agropecuários. Muitos deles de origem alemã e italiana. Os imigrantes trouxeram de seus países de origem a bagagem cultural, o trabalho associativo e a experiência de atividades familiares comunitárias, que os motivaram a organizar-se em cooperativas.
fonte: www.ocb.org.br/site/cooperativismo/evolucao_no_brasil.asp