Cooperativa Piá apresenta seu modelo de gestão

A Cooperativa Agropecuária Petrópolis – Piá, na cidade gaúcha de Nova Petrópolis, foi à última a ser visitada pelos 24 participantes da ‘Missão de Estudos do Ramo Agro Lácteo’ promovido pelo Sistema OCB/MT, através de visitas técnicas nas cooperativas de leite dos Estados do Paraná, Santa Catariana e Rio Grande do Sul.
Cooperativa Piá foi fundada em 1967 em um processo de intercooperação com o governo alemão e hoje é referência de sucesso de negócio e modelo cooperativista. A Cooperativa Piá tem um quadro funcional de 1,3 mil colaboradores e 21 mil associados, sendo 3 mil associados produtores de leite e frutas. O presidente da Cooperativa, Gilberto Kny, recebeu a comitiva mato-grossense dizendo que “a mola mestre da cooperativa é a educação continuada, é a assistência técnica”.
Com esse pensamento os cooperados produtores da Piá são responsáveis por um volume de 150 milhões de litros de leite por ano. “Esse volume vem de associados que produzem mil litros ou apenas 10 litros por dia e a Piá oferece a mesma oportunidade para todos crescerem, pois buscamos melhoria social e econômica para todos. Proporcionamos sonhos para todos e é assim que asseguramos a sucessão”, disse Gilberto Kny.
Outro fator que assegura a sucessão na Piá é a tecnologia no campo. “O produtor que não investe em tecnologia dificilmente tem sucessor. Hoje os filhos já nascem com um tablet e eles podem gerir o negócio da família de seu quarto, de uma balada ou de uma sala de aula. A tecnologia e rentabilidade asseguram uma sucessão consciente”, disse o vice-presidente da Piá, Nilson Olbermann. A Piá está incentivando cinco cooperados a robotizar sua produção de leite: “é o futuro, é a sucessão familiar e a continuidade da cooperativa”.
O Presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, fez um balanço da ‘missão técnica’, como positiva. “Passamos por estruturas cooperativistas diferentes outras parecidas com as nossas em Mato Grosso. Vimos coisas boas, vimos o cooperativismo dando resultado, diversidade e semelhanças e nós não podemos deixar todo esse conhecimento cair no esquecimento”, disse. Onofre Cezário lembra que o Sistema OCB/MT já dispõe para as cooperativas de leite de um processo de educação continuada, com o Programa Leite a Pasto e que “vamos continuar a fazer a nossa parte, penso que as cooperativas precisam se apoderar de todo esse trabalho. Estamos no caminho, o aprendizado não termina nunca, a educação é contínua”.
Para o representante das Cooperativas de Leite de Mato Grosso ligadas ao Sistema OCB/MT, Sebastião Reis Borges, disse ser importante conhecer a realidade de outras cooperativas e “nós vimos nessa ‘missão’ cooperativas com estruturas muito grandes, mas que não é a realidade das nossas cooperativas, mas é possível tirar proveito significativo dessa viagem.” Borges acrescentou que pode ser observado que “independente do tamanho, existem as dificuldades e elas são normalmente as que nós temos, mas, mostraram que é possível superar dificuldades e crescer, pois todos eles começaram pequenos”.
O professor e idealizador do Programa de Educação Continuada Leite a Pasto, Edmundo Benedetti, avaliou que “essa viagem vai trazer uma modificação do jeito de atuar frente às cooperativas de Mato Grosso. Ficou claro, em todas as cooperativas visitadas, a importâncias da educação continuada e a assistência técnica no crescimento das cooperativas. Acredito que todos perceberam, que se não for adotado um sistema de educação continuada, como o Leite a Pasto oferecido pelo Sistema OCB/MT, vão continuar apagando fogo. As cooperativas precisam se apoderar desse trabalho, desse programa”.
Participantes:
CAMPILEITE (Campinápolis) - Presidente Joaquim José de Almeida, Conselho Administração, Gerantino Joaquim Neto, Técnico Vanderli José Lourenço; COMAJUL – (Jaciara) O presidente Sebastião Reis Borges, o Helder Batista de Oliveira Coordenação, o conselheiro José Andrade de Oliveira Junior; COOPERNOVA – (Terra Nova do Norte) o presidente Daniel Robson Silva, o conselheiro Odomeno Paimel Franco, o técnico, Carlos Antônio Tavora Araújo; COOPERPRATA (Brasnorte) - Adriano Garcia da Silva, do Conselho Administração e o técnico, Rogério Schroeder ; COOPNOROESTE (Araputanga) – o presidente Mizael Barreto, Irineu Nonato de Oliveira, do Conselho Administração e técnico Reinaldo de Oliveira Marques; COOPROPAM (Juína) - Antônio Carlos Chiquito ; SEAF/MT - Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso - Carlos Guilherme Dorileo Leite – Coord. da Cadeia Produtiva do Leite; Idealizador do Programa Leite a Pasto - Edmundo Benedetti ; MAPA - Guilherme Reis Coda Dias ; EMPAER / Juína - Nadyo Henriky Lopes de Miranda; EMBRAPA Agrosssilvipastoril - Orlando Lúcio de Oliveira Júnior ; OCB-SESCOOP/MT: Presidente: Onofre Cezário de Souza Filho, Superintendente: Adair Mazzotti, Médico Veterinário: Mauro Machado Vieira, Jornalista: Rosana Vargas.