Cooperativas atualizam cadastro e mostram os impactos econômicos e sociais

Qual o verdadeiro impacto do cooperativismo na sociedade brasileira? Como garantir leis e políticas públicas favoráveis ao cooperativismo? É justamente para responder questões como essas e mostrar a relevância do movimento cooperativo em números que o Sistema OCB criou a plataforma Sou.Coop. As cooperativas de todo Brasil podem atualizar seu cadastro até o dia 27 de maio, que serão utilizados para a elaboração do Anuário Brasileiro do Cooperativismo 2022, tradicional levantamento do Sistema OCB sobre o cenário do cooperativismo no País.
As informações servem para aprimorar o principal banco de dados do cooperativismo brasileiro, gerando indicadores que demonstram o quanto o setor contribui com o desenvolvimento econômico e social da sociedade brasileira.
“O Sistema OCB realiza de forma contínua um trabalho importante junto aos órgãos estabelecidos para representação e defesa dos interesses das cooperativas junto aos Três Poderes e a sociedade, além de subsidiar ações de profissionalização e contribuir com a inserção delas no mercado, dentro e fora do Brasil. Para que isso ocorra precisamos dos dados reais das nossas cooperativas, e é fundamental que as cooperativas participem desta atualização de cadastro”, ressalta o superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo.
Como fazer?
Entre em contato com o setor de cadastro da OCB/MT através do e-mail:
As informações compartilhadas são sigilosas e utilizadas para traçar um panorama geral do cooperativismo brasileiro e demostrar a força do movimento em todo país.
Nossos Números
Os números do cooperativismo brasileiro são relevantes. Em 2020, as cooperativas brasileiras registraram faturamento de R$ 414,9 bilhões e R$ 23 bilhões em sobras apuradas. No campo social, são mais de 455 mil empregos diretos e 17,1 milhões de cooperados que participam do processo democrático de tomada de decisões, como donos do negócio.
Em Mato Grosso os números também são expressivos. Dos 3.526.220 habitantes de Mato Grosso, 685.534 têm relação direta com o cooperativismo, seja na posição de funcionário ou cooperado, o que representa quase 20% da população total do Estado. As cooperativas mato-grossenses também são responsáveis por 48% da produção de grãos e mais de 20% da movimentação financeira passa por uma cooperativa de crédito de Mato Grosso.