Cooperativas de algodão recebem recursos do Proalmat

Cooperativas de algodão recebem recursos do Proalmat

 

Na última reunião da Câmara Setorial de Política Agrícola e Crédito Rural – CPACR, ligada a SEDEC (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), realizada no dia oito de junho, foram aprovados os cadastros de 12 cooperativas do Ramo Agropecuário com recursos do PROALMAT - Programa de Incentivo ao Algodão de Mato Grosso. A aprovação foi publicada no Diário Oficial nº 27278 (Pág. 97), do dia 11 de junho. O Sistema OCB/MT tem acento na CPACR.

As cooperativa registradas no Sistema são: COPACIS - Cooperativa Agropecuária do Parecis (Tangara da Serra); COOPERFIBRA - Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (campo verde);   UNICOTTON - Cooperativa de Produtores de Algodão(Primavera do Leste); COOAD - Cooperativa Agroindustrial Deciolandia (Tangara da Serra) ; COABRA - Cooperativa Agro Industrial do Centro Oeste do Brasil (Cuiabá); COOPERVERDE MT - Cooperativa dos Produtores de Campo Verde (Campo Verde) ; COPAC - Cooperativa dos Produtores de Algodão de Campo Novo do Parecis (Campo Novo do Parecis) ; COACEN Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (Sorriso); COOAMI - Cooperativa Mercantil e Industrial dos Produtores de Sorriso (Sorriso) ; COOMISA - Cooperativa Mista Sapezalense (Sapezal) ; COPASPE - Cooperativa de Produtores Agrícola da Serra da Petrovina (Rondonópolis) ; e a COOPERCOTTON -  Cooperativa de Cotonicultores de Mato Grosso (Rondonópolis).

O PROALMAT é um programa vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, que tem como objetivo a recuperação e expansão da cultura do algodão no Estado de Mato Grosso, nos padrões tecnológicos, ambientais de produtividade e qualidade, estimular investimentos públicos e privados, visando promover o processo de verticalização e agroindustrialização, oferecendo incentivos fiscais.

A produção do algodão em Mato Grosso gera cerca de 100 mil empregos e um giro de capital na ordem de R$ 4 bilhões. Mato Grosso é responsável por mais de 65% da produção nacional e as cooperativas são as principais responsáveis por esta produção. Segundo previsão da Ampa - Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão -  a área plantada de algodão este ano em Mato Grosso é estimada em 783 mil hectares – um aumento de 25% em relação à safra 2016/17, quando foram cultivados 626.700 ha.

 

 

Conteúdos Relacionados