Cooperativas de Educação alinham atuação
Assessoria Sistema OCB/MT

No dia 06 de setembro de 2019 as cooperativas educacionais marcaram o próximo Fórum do Ramo para dar continuidade à socialização das informações, definição das estratégias para melhor gestão e governança e promoção do plano de trabalho para os próximos anos.
O presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, ressaltou durante a abertura do Fórum das Cooperativas Educacionais, realizado no dia 6 de setembro, em Cuiabá (MT), que as cooperativas educacionais fazem parte da sustentabilidade, não só do futuro do Ramo, mas da Faculdade do Cooperativismo, o I.COOP. “O que pensamos é que as cooperativas sejam protagonistas de todo esse processo educacional e que elas vão fazer toda pedagogia do cooperativismo de Mato Grosso”.
O evento também discutiu o planejamento para o curso de Formação sobre a Pedagogia da Confiança. O presidente Onofre Cezário de Souza Filho, explicou que “a pedagogia da confiança trabalha a crianças a partir dos 5 anos até ela chegar à universidade e assim teremos a responsabilidade de levar esse processo também para as escolas públicas, fazendo que que o 7º Princípio, que é o Interesse pela Comunidade, chegue para todos, tendo as cooperativas educacionais à frente desse processo”.
Durante o Fórum foi apresentado o Cooperjovem e o convite para que as 13 cooperativas educacionais participem do Programa. “O Cooperjovem trabalha projetos que despertam uma consciência sobre cooperação e que muitas vezes já existem nas escolas, mas que estão em formatos diferentes. O Cooperjovem envolve todos no processo de construção desses projetos, não só professores, mas os pais e os alunos. Essa é uma forma de mostrar à sociedade nossos valores”, ressaltou a Analista de Formação Profissional do Sistema OCB/MT, Karla Verônica da Silva. Ela ponderou ainda que o Cooperjovem se constitui como um dos pilares importantes para promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas.
A Analista de Monitoramento, Georgiana Caldas Silas, convidou as cooperativas educacionais a também participarem do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, voltado para o desenvolvimento da autogestão das cooperativas. “É muito importante a participação das cooperativas nesse programa, pois seu objetivo principal é promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. A intensão é promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade”.
O diretor pedagógico Cooperativa de Ensino do Médio Araguaia – Coopema, João Xavier, apresentou o projeto do complexo multiuso, intitulado Villa Coopema, inaugurado em abril deste ano. “Esse projeto é resultado da viagem técnica proporcionada pelo Sistema OCB/MT para as cooperativas educacionais à Corporação Mondragon na Espanha. Observamos todos os detalhes das cooperativas educacionais de Mondragón e levamos para nossa cooperativa, fizemos o planeamento de cada ação, contemplando os pilares que norteiam a Coopema”. A Villa Coopema da cooperativa de Barra do Garças abriga uma série de recursos que colaboram com as estratégias didáticas como a cozinha experimental, aula bilíngue; leituroteca, cineminha, parquinho e trânsito. Em 2019 a cooperativa educacional de Nobre - Educanobres - irá compartilhar as ações desenvolvidas durante do Fórum.
A intercooperação foi outro tema debatido no evento. Representantes da Central Sicoob MT/MS e da Central Sicredi Centro Norte, apresentaram as alternativas de financiamentos e serviços que podem dar o suporte necessário para as atividades das cooperativas educacionais.
A necessidade de conformidade e padronização contábil das cooperativas educacionais foi outro assunto em pauta. O contador e pós-graduado em gestão de cooperativas, Edivan Alves, alertou para os riscos de uma gestão sem observar as normas e leis que regem as cooperativas, em todos os aspectos contábeis. “A contabilidade é ponto importante para o sucesso do negócio”, frisou Alves. Ficou definido pelos participantes, um diagnóstico nos procedimentos adotados pelas cooperativas e posteriormente um trabalho de alinhamento.
A Diretora do I.COOP, Janete Carmen Dalabarba, falou sobre planejamento de capacitação para Ramo Educacional. Ela avaliou como positivo o Fórum dizendo que “foi um momento de debate, reflexão e de compartilhamento das cooperativas educacionais, e agora com a presença da faculdade de ensino superior, estamos pensando também a educação cooperativista para o estado”.
Dalabarba ressaltou que durante o Fórum “foram trabalhados vários temas como a governança, intercooperação, o alinhamento dos encaminhamentos nas escolas, tanto na questão pedagógica como o negócio, o que mostra um amadurecimento e envolvimento muito grande das cooperativas”.
Para o representante do Ramo Educacional, José Arnaldo dos Santos, “o Fórum foi excelente para definirmos estratégias para os próximos anos. Discutimos a nossa gestão, estramos na busca de excelência dos nossos serviços e queremos buscar um envolvimento maior das nossas cooperativas dentro do Sistema OCB/MT, para que possamos desenvolver uma gestão mais unificada”.
Arnaldo dos Santos disse ainda que “as cooperativas de educação estão buscando uma parceria, cada dia mais estreita com o I.COOP como entre, membros do Ramos Educacional, para fortalecer a formação continuada das nossas cooperativas, a especialização dos nossos negócios, na busca de melhores resultados para os nossos cooperados”.