Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Cooperativas de leite de MT conhecem a Aurora

Os números da maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil e referência mundial na tecnologia e processamento de carnes, a Aurora, tem números superlativos como ela. São 13 cooperativas filiadas (SC/PR/RS/MS), mais de 100 mil famílias associadas, mais de 27 mil funcionários da Aurora Alimentos, sendo 280 haitianos, e mais de 9 mil empregados das cooperativas filiadas ao Sistema da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Atua na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais e suplementos para nutrição animal.

Foi nessa estrutura que seis cooperativas de leite de Mato Grosso foram buscar conhecimento, entender os caminhos percorridos pela cooperativa e assim ampliar suas atuações e promover desenvolvimento para seus cooperados e o estado mato-grossense. O Presidente da cooperativa Campileite, Joaquim José de Almeida, ressaltou que “estamos conhecendo coisas que eu nem imaginava que existia, não tinha esse conhecimento, e isso é muito positivo”. Disse ainda que “apesar da realidade bem diferente, vamos repassar para os nossos cooperados tudo o que for possível que aprendemos nessa viagem”.

O vice-presidente da Aurora, Neivor Canton, foi quem recebeu a ‘Missão de Estudos do Ramo Agro Lácteo’ formado por 24 pessoas, promovido pelo Sistema OCB/MT através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT, com visitas técnicas em quatro cooperativas de leite dos Estados do Paraná, Santa Catariana e Rio Grande do Sul.

 A Aurora nasceu em 1969, por 18 homens representando 8 cooperativas do Oeste de Santa Catarina, que se uniram para melhorar as condições dos produtores de suínos e conseguir mais espaço no mercado. Hoje a Aurora abate por dia 18 mil suínos, 1 milhão aves e processa 1,4 milhão de leite, em suas 16 plantas industriais, sendo 8 indústrias de suínos, 7 unidades de aves e uma de lácteo. Essas indústrias produzem um mix de mais de 800 produtos. O faturamento de 2016 foi de 8,6 bilhões.

No setor lácteo mais de 6 mil cooperados entregam diariamente 1,4 milhão de litros de leite “com planejamento de dobrar a capacidade”, informa o vice-presidente. Ele relata “que a relação da Central Aurora com esses produtores é de que cada uma das cooperativas filiadas tem sua autonomia. Mas, discutimos com os dirigentes a política a ser adotada com os produtores, já que cada cooperativa tem autonomia, os padrões a ser adotada, principalmente voltada a qualidade e escala de produção. A Aurora cuida do processamento e a busca de mercado”.

O técnico da Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop, Orlando Lúcio de Oliveira Júnior, também está participando da missão técnica. A Embrapa é uma das parceiras do Sistema OCB/MT no Programa Leite a Pasto desenvolvido nas cooperativas de leite de Mato Grosso.  Orlando de Oliveira acredita que esse conhecimento adquirido com as cooperativas da região Sul do pais vai contribuir com crescimento do setor lácteo mato-grossense. “Essa proposta de agregar as cooperativas a uma nova realidade fortalece esse grupo, porque busca novos conhecimentos que o Sistema OCB de Mato Grosso está proporcionando e cabe a nós, através dessa parceria Embrapa, Governo do Estado, Mapa, OCB/MT e as cooperativas buscar novas alternativas, treinar esses técnicos para colocarem em prática as teorias que a gente sabe quem, onde tem, e coloque em pratica para tentar rever a situação do setor, que tem muitos desafios pela frente”.

Além das cooperativas de leite e do Sistema OCB/MT, fazem parte da ‘missão’ representes da SEAF/MT - Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso, do MAPA  de MT, EMPAER / Juína.

A viagem começou no dia 13 e segue até o dia 18 de fevereiro. O grupo já passou pela cooperativa Castrolanda, em Castro/PR e no dia 16 estará na cidade gaúcha, Carlos Barbosa/RS, onde irá conhecer a Cooperativa Santa Clara; no dia 17 segue para Nova Petrópolis/RS, tendo no roteiro uma visita técnica na Cooperativa Piá. No dia 18 a comitiva retorna a Cuiabá.

Cooperativas de Leite MT - Mato Grosso possui 8 cooperativas do ramo lácteo vinculadas ao Sistema OCB/MT, com quase 6 mil cooperados, que geram mais de 500 empregos diretos. Elas respondem por certa de 30% da produção do estado, com aproximadamente 200 milhões de litros por ano. Para fomentar o setor o Sistema OCB/MT vem desenvolvendo o Programa Leite a Pasto, com a proposta de preparar o cooperado para cuidar do seu próprio negócio e entender como ganhar dinheiro em um ambiente cooperativo.

Participantes:

CAMPILEITE (Campinápolis) - Presidente Joaquim José de Almeida, Conselho Administração, Gerantino Joaquim Neto, Técnico Vanderli José Lourenço; COMAJUL – (Jaciara) O presidente Sebastião Reis Borges, o Helder Batista de Oliveira Coordenação, o conselheiro José Andrade de Oliveira Junior; COOPERNOVA – (Terra Nova do Norte) o presidente Daniel Robson Silva, o conselheiro Odomeno Paimel Franco, o técnico, Carlos Antônio Tavora Araújo;   COOPERPRATA (Brasnorte) - Adriano Garcia da Silva, do Conselho Administração e o técnico, Rogério Schroeder ; COOPNOROESTE (Araputanga) – o presidente Mizael Barreto, Irineu Nonato de Oliveira, do Conselho Administração e técnico Reinaldo de Oliveira Marques; COOPROPAM (Juína) - Antônio Carlos Chiquito ; SEAF/MT - Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso - Carlos Guilherme Dorileo Leite – Coord. da Cadeia Produtiva do Leite; Idealizador do Programa Leite a Pasto - Edmundo Benedetti ; MAPA - Guilherme Reis Coda Dias ; EMPAER / Juína - Nadyo Henriky Lopes de Miranda; EMBRAPA Agrossilvipastoril  - Orlando Lúcio de Oliveira Júnior ; OCB-SESCOOP/MT: Presidente: Onofre Cezário de Souza Filho, Superintendente: Adair Mazzotti, Médico Veterinário: Mauro Machado Vieira, Jornalista: Rosana Vargas.

Conteúdos Relacionados