Cooperativas de Leite se fortalecem

SISTEMA OCB/MT

LEITE A PASTO

Cooperativas, Sistema OCB/MT e parceiros debatem plano de trabalho.

 

Representantes de oito cooperativas de leite registradas no Sistema OCB/MT, estiveram reunidos na sede da Embrapa em Sinop, para fortalecer um setor que vem mostrando resultados positivos com o programa Leite a Pasto e outras ações. Para traçar um plano de trabalho para os próximos anos, foi realizado o Fórum Ramo Agro Lácteo, com uma programação extensa e participação da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Empaer - Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, e o Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária. 

O primeiro item da agenda foi a comunicação de um acordo de cooperação entre a Embrapa e o Sistema OCB/MT. “A proposta é a de transferência de tecnologia da Embrapa para as cooperativas de leite que fazem parte do Programa Leite a Pasto, com a construção de uma agenda de trabalho para os próximos meses”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souzza Filho. O presidente ressalta que “a parceria com a Embrapa dará um suporte a esse processo de desenvolvimento de toda cadeira do leite, o que vai impactar diretamente nos resultados que almejamos”. 

O chefe do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa de Sinop, Flávio Fernando, disse que a produção de leite no Estado, através das cooperativas “é de grande relevância e queremos sempre estar perto das cooperativas. Essa união e parceria é muito importante para todos”. 

Para o presidente da Cooperativa Cooperanova e coordenador do grupo de trabalho durante o Fórum, Daniel Robson Silva, o objetivo principal “é integrar as cooperativas, fortalecer as parcerias para que nossa cadeia produtiva se fortaleça e nos dê melhores resultados. Hoje temos com a Embrapa os módulos da Educação Continuada, através do Sescoop/MT, que é fundamental para que possamos atingir nossos objetivos, e ampliar essa parceria será de grande valia”.  Ele ressaltou ainda que “esse Fórum promoveu a discussão para encontramos uma forma de integrar realidades tão diferentes das nossas cooperativas e essa integração é fundamental”. 

Outro assunto da programação foi a proposta de um levantamento de indicadores das cooperativas de leite, através do mestrado do zootecnista, Miquéias Michetti, orientado por Luciano Lopes, pesquisador da Embrapa. “O objetivo de nossa pesquisa, que terá duração de 2 anos, é criar um índice de desenvolvimento das cooperativas de leite de Mato Grosso através de análises multivariadas de dados”, explicou Miquéias. Ele informou que esse trabalho necessita da participação de todas cooperativas e que as informações coletas “serão compartilhadas com as cooperativas para que possam utilizá-las nas tomadas de decisões futuras”. 

Os participantes fizeram ainda uma visita à vitrine tecnológica e campo experimental da Embrapa, que mostra os experimentos e pesquisas de diversas variedades de capim e outras plantas, destinadas à produção de leite. 

Participaram do Fórum representantes de oito cooperativas de leite vinculadas ao Sistema OCB/MT: Comov , Cooperprata, Coopropam, Coopernova, Cooprselene, Coopernoroeste, Compasc, Cooperguarantâ. 

 

Conteúdos Relacionados