Cooperativas de MT estreitam relação com cooperativa indiana

Tarun Bhargava, presidente da OCB/MT, Onofre Cezário e a Coordenadora Técnica, Taina Heinzmann na sede da OCB/MT
As 65 cooperativas do setor agrícola de Mato Grosso são responsáveis por 48% da produção do estado e essa representatividade está promovendo parcerias com outras organizações cooperativistas do mundo. A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT, recebeu no dia 30/03, no município de Campo Verde, o indiano Tarun Bhargava, representante da Indian Farmers Fertiliser Cooperative Limited (IFFCO, na sigla em inglês), cooperativa de fertilizantes dos agricultores indianos.

Tarun Bhargava, em Campo Verde
O objetivo da vinda de Bhargava foi prover o fomento de parcerias para importação de pulses e exportação de fertilizantes pela Índia a Mato Grosso, com as cooperativas do estado. Durante reunião em Campo Verde, representantes das cooperativas Cooperverde, Cooperfibra e Cooperpluma, conheceram o portifólio dos produtos da IFFCO, a maior cooperativa de insumos agrícolas do mundo, contando com cerca de 36 mil cooperativas primárias associadas e 36 milhões de cooperados.
Tarun Bhargava, Gerente Geral encarregado da equipe de Desenvolvimento Cooperativo Sustentável da Cooperativa de Fertilizantes de Agricultores Indianos, é o Primeiro Presidente do Think Tank de Empreendedorismo Cooperativo Internacional da ACI, e membro Executivo da ICAO, organização Setorial Agrícola da ICA. Ele apresentou aos representantes das cooperativas um novo adubo orgânico à base de nano ureia, o qual pretende comercializar às cooperativas brasileiras.
A nano ureia líquida foi desenvolvida pelos cientistas e engenheiros da IFFCO por meio de uma tecnologia desenvolvida no Centro de pesquisa de nano biotecnologia de Kalol. Segundo o indiano, a nano ureia líquida IFFCO aumenta a produção da colheita com qualidade nutricional superior. Ela também causa um enorme impacto positivo na qualidade da água subterrânea, redução significativa no aquecimento global com um impacto na mudança climática e desenvolvimento sustentável.
O resultado da visita do indiano foi positivo, segundo o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. “É importante para as cooperativas de Mato Grosso fazer parceria com uma cooperativa que possui cinco plantas de fertilizante, com um faturamento de 25 bilhões de dólares. Foi muito importante estreitar essa relação, que pode possibilitar até mesmo a produção da nano ureia em Mato Grosso”, disse Cezário.