Cooperativas de MT se preparam para agroindustrialização

VIAGEM DE ESTUDO - CASTROLANDA

 

No segundo dia da ‘Viagem de Estudo do Agronegócio’, intitulada ‘Governança para o Agronegócio’, no estado do Paraná, promovida pelo Sistema OCB/MT, em parceria com a Aprosoja e Ampa, a comitiva formada por representantes de cooperativas mato-grossenses e lideranças, conheceram no dia 14 de setembro, a Castrolanda. A primeira parada foi no dia 13, em Curitiba, na sede do Sistema Ocepar. A viagem termina no próximo dia 16.

Castrolanda é uma cooperativa do segmento agropecuário, fundada por famílias holandesas em 1951, que possui 849 produtores cooperados e 2.304 colaboradores. A cooperativa conquista cada vez mais espaço entre as maiores e melhores do país com unidades de negócios divididas em Operações (agrícola, carnes, leite, batata, feijão e corporativa) e a Industrial (carnes, leite, batata). Em 2015 teve um faturamento de R$ 2,2 bilhões e R$ 60 milhões de sobras. Seu modelo de gestão é totalmente integrado e intercooperação nas áreas onde são menos fortes.

O presidente da Castrolanda, Frans Borgs, apresentou aos 30 participantes da comitiva de Mato Grosso, seu modelo de governança e gestão, e destacou dois pontos para a cooperativa chegar aonde chegou. “São dois fatores principais que ressalto no trabalho da Castrolanda, que é a profissionalização da gestão da cooperativa e em segundo lugar a vontade de participação dos cooperados demonstrando o interesse na sua cooperativa, reconhecendo sua necessidade, e a de que a cooperativa tem que buscar o futuro deles”.

Frans Borgs também ressaltou que “a transparência é outro ponto central na gestão, pois numa cooperativa onde tem muitos donos é preciso ser totalmente transparente. Não é um pouquinho, nem muito, tem que ser totalmente transparente”. O presidente da Castrolanda foi enfático também na defesa do modelo aplicado de intercooperação, que é um dos sete princípios do cooperativismo. “A intercooperação promove ganho de escala, atuamos onde somos menos eficientes, dividimos responsabilidades e riscos, e temos participação nos resultados”.

A viagem de intercambio provoca nos participantes muitas reflexões e para o vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Carlos Spenthof “já estamos colhendo os frutos nesses dois primeiros dias com a visita feita à Ocepar, onde conhecemos o modelo de autogestão e monitoramento, e na Castrolanda, com o modelo de uma cooperativa diversificada”. Spenthof ressalta que a Castrolanda atua em de várias unidades de negócio, principalmente na agroindustrialização, “é o que as cooperativas de Mato Grosso pretendem fazer, pois gera agregação de valor para os produtos dos cooperados”. Ainda ressaltou o trabalho de intercooperação promovido com outras cooperativas, “o que propicia o ganho de escala, marcas próprias, agregando valor aos produtos”.

O Conselheiro e representante do Ramo Agropecuário do Sistema OCB, Nelson Picolli, é enfático ao dizer que as cooperativas do agronegócio de Mato Grosso “estão dando mais um passo para saírem da produção primaria, passando para a industrialização”. Pondera ainda que “conhecer exemplos de sucesso vai acelerar essa transformação, pois os resultados que estamos tendo são muito superiores à nossa expectativa”.

Picolli crescenta que “não imaginávamos que teríamos um ganho tão grande de conhecimento e orientação de se fazer correto o processo de agregar valor encima da matéria prima, que as cooperativas de Mato Grosso fazem com muita capacidade. O que vimos na Castrolanda, por exemplo, vem de encontro ao que nos desejávamos conhecer, que é o de entrarmos no processo de agroindustrialização da matéria prima que as cooperativas produzem”.

O roteiro conta também de visitas técnicas à Coamo - Cooperativa Agroindustrial também, na cidade de Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Estado do Paraná, no dia 15; e no município de Maringá a cooperativa visitada será a Cocamar, no dia 16.

A proposta do Sistema OCB/MT é proporcionar os melhores exemplos para construir um caminho sólido que garanta a competitividade das cooperativas, o fortalecimento da sociedade cooperativa e o bem-estar coletivo dos cooperados.

 

Cooperativas e Instituições Participantes

Estão presentes o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, o vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Carlos Spenthof, o Conselheiro e representante do Ramo Agropecuário, Nelson Luiz Piccoli, o vice-presidente da Aprosoja,   Elso Pozzobon, o gerente da Ampa, José Victor Teixeira Zamparini, o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, e representantes de 13 cooperativas: COABRA, COACEN, COOAMI, COOAPRIMA , COOAVIL , COODEAGRI , COOPERFIBRA , COOPERITA , COOPERMUTUM , COOPERVERDE/MT , COPACIS , COPRODIA , UNICOTTON.

 

Conteúdos Relacionados