Cooperativas do Agro criam Comitê de Contabilidade

Cooperativas do Agro criam Comitê de Contabilidade

 

As cooperativas do agronegócio de Mato Grosso criaram no dia 15 de dezembro de 2017, o Comitê Contábil Tributário, que foi homologado durante reunião na sede do Sistema OCB/MT, e contou com as presenças do superintendente Adair Mazzotti, do Assessor Jurídico Carlos Alberto de Oliveira Paes, da Analista Jurídica, Valéria Grecco, e dos contadores das cooperativas COOPERFIBRA -      Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde (Campo Verde), COOPERCOTTON - Cooperativa de Cotonicultores de Mato Grosso (Rondonópolis), COOPERVERDE MT - Cooperativa dos Produtores de Campo Verde (Campo Verde), UNICOTTON - Cooperativa de Produtores de Algodão        (Primavera do Leste), COPAC - Cooperativa dos Produtores de Algodão de Campo Novo do Parecis            (Campo Novo do Parecis), COOPERFISH - Cooperativa Mista de Piscicultura e Agropecuários do Cerrado  (Primavera do Leste) e COABRA - Cooperativa Agro Industrial do Centro Oeste do Brasil           (Cuiabá).

“A proposta é para o comitê avaliar a aplicação de normativos e os efeitos tributários que possam causar nas cooperativas e nos associados. São muitas as normas estabelecidas pelos órgãos públicos que afetam diretamente a gestão das cooperativas e que precisam ser avaliados seus impactos”, explicou o superintendente Adair Mazzotti. Ele pondera que “esse trabalho de atuação juntos aos órgãos públicos será feito pelo Sistema OCB/MT, com o apoio técnico do Comitê Contábil Tributário”.

A advogada Valéria Grecco ressalta que “considerando que a OCB/MT é a instituição que representa as cooperativas no Estado do Mato Grosso, vamos fazer os agendamentos necessários para tratar de assuntos específicos de tributação do interesse das cooperativas”. Ela revelou que a primeira reunião de trabalho será em janeiro junto à secretaria de Fazenda de Mato Grosso – Sefaz. “Solicitamos o agendamento da reunião, que já foi confirmada pela Sefaz, objetivando iniciar discussão a respeito da QRF - Quantificação da Renúncia Fiscal (Proalmat), diferimento do ICMS, do Decreto 1262/2017 (dispõe sobre as operações de exportação), e do CFOP - Código Fiscal de Operações e Prestações”, disse Grecco.

O Superintendente Adair Mazzotti adiantou que também está sendo discutido pelo Sistema OCB/MT e o Comitê, “um programa de formação específica da área tributária das cooperativas, incluindo uma pós-graduação através da nossa Faculdade do Cooperativismo – I.COOP”.

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados