Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Cooperativas recebem resfriadores de leite

 

 Mato Grosso foi contemplado com 104 resfriadores de leite, com capacidade de mil litros cada, que irão beneficiar 24 municípios. Os equipamentos chegam num momento em que a cadeia produtiva do leite vem se expandindo. Mato Grosso, em dezembro de 2008, produzia 1,7 milhão de litros /dia, hoje já ultrapassa 3 milhões de litros/dia e ocupa a posição do 8º maior produtor do Brasil. Segundo o coordenador da Cadeia Produtiva do Leite da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), o médico veterinário Carlos Guilherme Dorilêo Leite, “a expectativa é de alcança um volume de 5 milhões de litros nos próximos três anos”.

Parte dos resfriadores já foram entregues no final de 2014 para 6 municípios que receberam 25 resfriadores, e os demais equipamentos serão destinados para outros 18 municípios. Esses novos equipamentos vão contribuir para o aumento de volume do produto para comercializar, “pois os produtores poderão armazenar o leite e vender um volume maior e assim terão mais dinheiro no bolso”, fala Dorilêo.

Dorilêo explicou que o critério usado para a distribuição dos resfriadores “foi técnico e voltado para as regiões que já são produtoras de leite ou aquela que tenha a sua matriz econômica exaurida e que estejam próximo das cooperativas”. Ele pondera que “as cooperativas possuem corpo técnico montado e a parte de logística já toda organizada”.

O Sistema OCB/MT tem uma parceria antiga com a Sedraf e outras instituições governamentais que auxiliam no desenvolvimento das cooperativas, como a Embrapa. Nesse processo o Sistema Cooperativista de Mato Grosso criou o Programa Leite a Pasto – Educação Continuada - que tem como proposta desenvolver o conhecimento estratégico, a qualificação técnica dos gestores e seus cooperados. Foram identificadas 32 cooperativas de leite, sendo que 14 possuem unidade industrial.  

O coordenador da Cadeia Produtiva do Leite ressaltou que “o papel das cooperativas nesse processo é essencial por causa da organização, do seu corpo técnico, pelo trabalho que é desenvolvido e pela parceria que temos com o Sistema OCB/MT. As demandas do setor, geralmente vêm do interior e quando chegam através das cooperativas já chegam com qualidade, porque temos informações das especificidades dos equipamentos que necessitam, assim como os insumos, sêmens e outras solicitações”.

Ele ainda pondera que, “principalmente para o pequeno produtor é mais difícil trabalhar sozinho, pois quando se trabalho em grupo, em cooperativa, possuem mais força para exigir melhores condições e atuar junto ao mercado”.

O coordenador informou que os equipamentos foram conseguidos através de uma emenda do deputado federal Carlos Bezerra, com contrapartida da Sedraf. Os resfriadores ainda irão contribuir para atender a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) nº 62, que regulamenta a qualidade, coleta e transporte do leite tipo A, leite cru refrigerado e leite pasteurizado.

 

 

Conteúdos Relacionados