Dia de Cooperar em MT

Sicredi Celeiro apoia Dia C e promove ações com foco à sociedade em meio à pandemia
Neste primeiro sábado do mês de julho (03/07) cooperativas do Brasil inteiro celebram o Dia de Cooperar. As cooperativas de Mato Grosso fazem parte deste movimento, que é considerado um dos maiores, quando o assunto é voluntariado. Este será o 9.º ano do Dia C no estado e as cooperativas mato-grossenses beneficiaram mais de um milhão de pessoas, com 900 ações beneficentes junto às comunidades onde elas estão presentes, envolvendo quase 50 mil cooperados e funcionários voluntários.
Dia de Cooperar do ano 2020, em plena pandemia do COVID-19, só em Mato Grosso mais de 550 mil pessoas foram beneficiadas com 163 ações, de 6,4 mil voluntários, funcionários voluntários de 133 cooperativas.
“Os números mostram que Mato Grosso vem cumprindo com maestria o sétimo princípio do cooperativismo que é o ‘interesse pela comunidade onde estão inseridas’”, ressaltou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Acrescentou que “Mato Grosso é um exemplo vivo de que nossos corações vêm antes dos resultados, pois acreditam que cada um pode fazer individualmente e juntar no coletivo. O cooperativismo é o individual dentro do coletivo”.
O superintendente do Sescoop/MT, Adair Mazzotti, disse que “existem formas simples de transformar nosso entorno, não precisamos participar de grandes grupos, mas cada um fazer o seu papel, inclusive dentro da família. Existem instituições que cuidam de pessoas, que precisam de alimentos, de atenção, dependem de doações. O importante é estarmos dispostos a promover a multiplicação de ações em prol da comunidade onde atuamos”.
O Dia C
Originado em Minas Gerais em 2009, desde 2013 o Dia C é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras, realizadas por cooperativas. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado.
O movimentou surgiu da necessidade de colocar o potencial cooperativista, e a Responsabilidade Social a serviço do próximo, o que confirmou que essa era uma excelente oportunidade para transformar e ser transformado através de atividades voluntárias essenciais ao bem-estar comum.