Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

Empaer-MT e Coopnoroeste lançam projeto para dar sustentabilidade ao jovem do campo

Preocupados com o grande êxodo rural que acontece em todo o Estado de Mato Grosso, especialmente na região sudoeste, a Coopnoroeste/Lacbom, Empaer-MT e Banco do Brasil iniciaram oficialmente no dia 14 de setembro o projeto piloto para dar sustentabilidade ao jovem no campo.

O projeto começou com filhos de associados da Coopnoroeste e neste primeiro ciclo conta com a participação de 26 jovens, com idade entre 16 e 29 anos.

O lançamento aconteceu em Araputanga (MT), contando com a presença da diretoria da cooperativa: diretor presidente Ademar Furtado, diretor vice-presidente Ivanildo José Rodrigues, presidente da Empaer-MT Leôncio Pinheiro, gerente local da agência Banco Brasil Gustavo Calazans, Instrutores da Emater-MG e palestrantes Maria Helena Alves da Silva e Geraldo Agostinho de Jesus.

Leôncio Pinheiro falou sobre a importância do trabalho de extencionista para o fortalecimento da agricultura familiar. “Os extencionistas da Empaer-MT são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento agropecuário de nosso Estado, pois são eles que trabalham de forma direta com o homem do campo”.

Leôncio lembrou ainda como surgiu a idéia inicial deste projeto. “Admiro muito o trabalho desenvolvido pela Coopnoroeste e em conversa com o presidente Ademar ele me falou da preocupação  com o futuro dos associados da cooperativa que estava envelhecendo e infelizmente não havia sucessão, então falei para ele de um projeto piloto que a Empaer-MT tem de profissionalização de jovens rurais. Realizamos algumas reuniões e um grupo de trabalho envolvendo funcionários da cooperativa e da Empaer foi montado e hoje está aí”, afirmou Leôncio.

Furtado falou da alegria em poder desenvolver esse projeto em parceria com a Empaer-MT e Banco do Brasil. “Muito mais importante que fazermos grande obras é termos trabalhos e ações que valorizem o ser humano e esse projeto tem esse propósito, pois nossos pais não tiveram esta oportunidade que estamos tendo hoje de se profissionalizar como produtores rurais.

O curso de profissionalização segue até o dia 18 de setembro, e durante esses dias os jovens rurais terão 40 horas de etapa presencial em sala aula, onde serão abordados assuntos como: Contextualização da temática juventude, situação do jovem no país, jovem agricultor familiar, cooperativismo, cadeia produtiva do leite e outros.

 

 

 

Conteúdos Relacionados