Evento “Elas no Campo 2018” será realizado em Cuiabá

Evento “Elas no Campo 2018” será realizado em Cuiabá

 

O processo de sucessão no comando das empresas familiares será abordado na primeira edição do encontro “Elas no Campo 2018”, que será realizado no dia 15 de junho, em Cuiabá.

O evento conta com a participação de especialistas e profissionais de renome na área para palestras, rodas de debate e apresentação de cases de sucesso, tendo como diretriz o protagonismo feminino no agronegócio. Diretora executiva do Grupo Valure, a coach e mentora de gestão Lorena Lacerda, será a mediadora dos painéis “Governança e Sucessão no Agronegócio: uma visão feminina” e “Os desafios da Gestão no Agronegócio”.

Lorena destaca que no agronegócio um dos principais desafios na sucessão das empresas é o fato do fundador estar muito ligado ao negócio, principalmente no processo produtivo. “Por isso, ele pensa que quem vai sucedê-lo também tem que ter este vínculo de proximidade com o processo produtivo, mas nem sempre é o que as mulheres querem ou possuem”, explica a coach.

Ela pontua que, de maneira geral, esta visão traz mais um desafio para que as mulheres se desenvolvam para a sucessão das empresas do segmento. “Os produtores ainda enxergam o negócio deles como viam antes, ainda que hoje ele já seja uma média empresa, com complexidade de gestão. Isso limita o processo de sucessão, que acaba não sendo visto como algo prioritário”, diz Lorena.

O atual momento de muitas destas empresas, pontua a diretora do Grupo Valure, é o de transição entre as gerações. O grande problema é que as limitações impostas pelo foco no processo produtivo, na visão do “ano-safra”, atrasaram o processo que é de longo prazo.

“Você não prepara um sucessor em um ou dois anos; você prepara em cinco anos. Este tem sido o grande ponto. Muitos fundadores de empresas do agronegócio estão neste momento querendo fazer a sucessão, mas não começaram o processo quando deveriam e, portanto, não possuem sucessores preparados na família”, destacou Lorena.

PANORAMA

Segundo dados de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), que antecede o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três propriedades rurais no país possui mulheres em cargos de comando. Há cinco anos, elas representavam apenas 10%.

O estudo ressalta que, quando não são as principais responsáveis pelas propriedades, elas atuam como administradoras, dividem as atividades com alguém da família ou estão sendo preparadas para assumir essas funções. O levantamento foi realizado ao longo de 2017 com 2.090 agricultores e 717 pecuaristas de 15 Estados.

ELAS NO CAMPO 2018

O encontro “Elas no Campo 2018” é uma realização do Grupo Valure, da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Agro Marketing Mix. No dia 15 de junho, o evento se iniciará às 8h e segue até às 18, no Gran Odara, em Cuiabá.

Mais informações pelo site.

 

Conteúdos Relacionados