Fórum Transparência da Unimed Cuiabá

Assessoria Unimed Cuiabá

Fórum Transparência da Unimed Cuiabá

 

A queda da sinistralidade da Unimed Cuiabá, indicador que representa quanto da receita da Cooperativa está comprometida com despesas assistenciais, relacionadas a pagamentos de médicos, laboratórios e hospitais prestadores de serviço, de 90% para 70% na atual gestão, foi um dos resultados apresentados durante a palestra da consultora Jacqueline Barbosa, no 5º Fórum Transparência, realizado no dia 18 de outubro, no Buffet Leila Maluf.

“O ideal é a operadora de saúde trabalhar com um índice de 75% de sinistralidade, a Unimed Cuiabá alcançou 70% no último semestre. É um resultado extremamente impactante que demonstra como está no caminho certo”, avaliou a consultora.

Segundo ela, para alcançar a redução da sinistralidade, medidas como expurgar carteiras negativas e substituir a venda de planos coletivos por adesão para planos empresariais foi essencial durante a atual gestão.

“Foi um choque que fez com que os gastos da Cooperativa ficassem cada vez mais equilibrados, até o alcance da meta ideal. A Unimed Cuiabá agora se encontra num patamar mais confortável”, explicou.

Na palestra “Unimed Cuiabá e o mercado – cenário da saúde suplementar e seus indicadores”, Jacqueline também fez um comparativo entre os números do início de 2016 e os atuais com relação às operadoras de planos de saúde do Brasil. De acordo com a Consultora, o cenário tem se tornado cada vez mais competitivo.

“Temos um mercado muito mais competitivo do que tínhamos no início da atual gestão. Porém, ao mesmo tempo temos ações estratégicas e criação de novos produtos”, disse a consultora.

Para ela, a maior estratégia para melhor atendimento dos beneficiários da Unimed Cuiabá é a criação de um novo modelo assistencial, que prioriza a atenção primária à saúde.

Os desafios a serem enfrentados pela Cooperativa nos próximos anos também foram apresentados por Jacqueline. De acordo com ela, o maior deles será reduzir as frequências ambulatoriais.

“Uma das formas de reduzir esse indicador é a venda do produto correto para cada beneficiário. Dessa forma consegue-se equilibrar as frequências ambulatoriais e manter o crescimento sustentável da Unimed Cuiabá”, finalizou.

 

 

 

Conteúdos Relacionados