Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
III Encontro reúne as maiores cooperativas de laticínios de MT
Em sua terceira etapa o Encontro das Cooperativas de Laticínios de Mato Grosso, que aconteceu em forma de comitiva, reuniu os principais representantes do setor, passando por Lucas do Rio Verde, Sinop e encerrando os trabalhos na cidade de Terra Nova do Norte. Cooagril, Cooperselene, Coopnoroeste, Comajul, Campileite, Cooperguarantã e Coopernova (anfitriã do encontro) reuniram-se para debater temas chave da cadeia láctea e conhecer melhor os projetos do setor. Juntas, elas representam mais da metade do leite industrializado em Mato Grosso.
Durante a primeira visita, na Cooagril os participantes puderam acompanhar as orientações dos consultores que acompanham um projeto da Cooperativa com a utilização de água residuária de suinocultura, reduzindo custos com adubação química nas pastagens, com foco na produção de leite a pasto. Além conhecer pessoalmente as estruturas e projetos futuros da Cooagril, numa conversa com seus dirigentes.
Em Sinop, o ponto de partida das atividades foi a visita a nova sede da Embrapa Agrossilvopastoril, que inaugura oficialmente no próximo mês, mas que já está com todos seus profissionais trabalhando na nova casa. O foco da visita foi a conversa sobre as parcerias já existentes e, a abertura de novas possibilidades de trabalho em conjunto com as cooperativas. “As cooperativas já sabem o caminho da Embrapa. Queremos estreitar ainda mais essa relação e poder andar juntos no desenvolvimento de cada empreendimento. Essa estrutura toda tem o único objetivo de atender demandas dos produtores”, afirmou João Flávio, Chefe-Geral da Embrapa Mato Grosso. Continuando a visita a Sinop, a comitiva passou pela Cooperselene, que apresentou as estrutura, destacando sempre a importância das interação entre as coirmãs. “Desde o momento em que iniciamos a cooperativa tivemos apoio da Coopernova. Desde as orientações básicas até o treinamento de funcionários. É muito importante essa relação estreita”, afirmou o Presidente da Cooperselene, Pedro Ferri.
Em Terra Nova do Norte, focado na discussão em conjunto dos assuntos referentes ao setor lácteo do estado. Encerrando o roteiro de visitas ao Nortão, o grupo participou do III Encontro das Cooperativas de Laticínios de MT em Terra Nova do Norte, onde foram recebidos pela diretoria da Coopernova. Após as apresentações, o consultor da Famato, Carlos Augusto Zanatta apresentou um breve relato sobre o Diagnóstico do Leite, produzido pela Famato com diversas entidades – incluindo a OCB/Sescoop-MT. Discutiram-se ainda assuntos do setor, como a campanha de mídia a ser realizada pelas cooperativas, a reativação da câmara técnica do leite e seus representantes, entre outros temas. "Perceber que mais da metade do leite do estado está nas mãos de cooperativas, nos faz pensar melhor em como vamos estruturar nossas equipes para crescer ainda mais. Essas reuniões têm ampliado a visão de sobre cada ação estratégica em andamento no estado”, afirmou Daniel Robson da Silva, presidente da Coopernova.
Outro ponto alto da programação em Terra Nova, foram as visitas às fábricas da Coopernova - desde a loja agropecuária, passando pela loja de produtos locais, fábrica de rações, de polpas, laticínio, viveiros de mudas, pomares, bem como pelas propriedades onde cooperativa faz a diferença nos programas de leite a pasto com os associados.
No encerramento das atividades, o superintendente destacou a grandeza do encontro e o peso de cada uma das cooperativas presentes. “O grande passo já foi dado. As cooperativas estão alinhadas e cientes de sua força. Agora temos de realizar as mudanças e buscar resultados em conjunto", afirmou Mazzoti. “A OCB-MT busca há anos essa mobilização para o desenvolvimento. É uma vitória poder reunir as responsáveis por mais da metade do leite do industrializado no Estado”, pontuou ainda Adair.
O evento promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativa no Estado de Mato Grosso (Sescoop-MT), em parceria com as cooperativas, já programa para agosto a quarta etapa a ser realizada em Campinápolis, cidade sede da Campileite.