Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Jovens aprendizes reúnem-se em Cuiabá
O Sistema OCB-MT sediou no dia 13 de maio, o 2º Encontro de Jovens do Programa Jovem Aprendiz. O programa vai além de proporcionar às cooperativas condições de adequarem-se à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte, os jovens tem sua formação pautada nos valores cooperativistas, processo que possibilita o desenvolvimento integral e inserção no mundo do trabalho.
Implantado em 2008 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso, o Sescoop-MT, o programa surgiu da parceria com CIEE, oferecendo os cursos de Ocupações Administrativas e Práticas Bancárias, para atender as cooperativas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Em 2011 aderiram à parceria a Associação Espírita Lar Maria de Lourdes, que atende as cidades de Nova Mutum, Primavera do Leste, Campo Verde, Lucas do Rio Verde e Sinop, e o Senai, que atende Campo Novo do Parecis (Coprodia) e Nova Mutum (Intercoop). Ao todo 31 cooperativas são beneficiadas com o Programa, que só em 2013 já formou 63 jovens.
Segundo a representante da Coprodia, Pamela Cristina de Oliveira Souza, o diferencial do Programa é a interação com o público alvo dos treinamentos. “A Coprodia já está começando a terceira turma. Já temos mais procura de turmas e os alunos já vem com disponibilidade e vontade de participar dos treinamentos”, afirmou Pâmela. Para a jovem aprendiz Katherine Silva Marques, contratada pela Unicred, o mercado de trabalho exige cada vez mais e o programa auxilia na busca por oportunidades. “Meu objetivo era que os 2 anos da formação passassem rapidamente para eu ter logo a resposta tão sonhada referente à contratação”.
Para a orientadora educacional do Sescoop-MT, Luciana Ferreira, o Programa de Aprendizagem tem um cunho social e contribui para a inclusão social. "O programa incentiva a continuidade na educação formal, minimizando a vulnerabilidade social que os jovens estão expostos. Os aprendizes estão sendo qualificados para o mercado de trabalho em um ambiente cooperativista. Quanto maior o número de pessoas qualificadas, maior a produtividade e crescimento das cooperativas”, destacou Luciana. O foco da aprendizagem é pautado na valorização dos 7 princípios do cooperativismo: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomeia e independência, educação, formação e informação, inter-cooperação e interesse pela comunidade.
O evento contou ainda com a presença do palestrante Fabiano Brum, que trabalhou os valores cooperativistas com muita música e animação. Ao todo de 35% pertencentes ao Programa participaram do encontro.