Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Jovens do interior querem ficar antenados com o mundo dos negócios
Filhos de cooperados de Colíder, Guarantã do Norte e Terra Nova do Norte (Norte mato-grossense) estão participando durante três dias de um curso de formação de líderes cooperativistas, em quatro módulos que dão uma visão estratégica sobre empreendedorismo. O objetivo é preparar profissionais para futuramente assumir as cooperativas, renovação do quadro de cooperados, entre outros. Os jovens concordam que devem participar ativamente dos negócios da família que um dia serão administrados pelos descendentes.
Para Diego Fernando Hermann, 21 anos, estudante de geografia de Terra Nova do Norte, a iniciativa é excelente, pois ele já atua como secretário do Comitê Educacional da Coopernova (Cooperativa Mista de Terra Nova do Norte). “Os filhos devem aprender mais sobre cooperativismo para dar sequência ao trabalho dos pais”, disse Hermann. Itamar Martins da Silva, 18, filho de cooperados da Comacol (Cooperativa Mista Agrícola de Colíder) vestibulando de medicina veterinária, entende que a realização de novos cursos no interior do Estado, evita que os estudantes faltem às aulas, ainda mais àqueles que estão se preparando para vestibular. Allan Júnior Patel, 21, estudante de Técnicas Agrícola, nível médio, entre outros estudantes pediram novos cursos sobre gestão empresarial, tecnologia no campo, porque a cada dia novos equipamentos e técnicas estão surgindo e eles querem ficar antenados com o mundo moderno. “Administrando esses cursos, a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT) mostra que não quer ficar na linha de conforto”, reconheceu o jovem.
O diretor-secretário da Coopernova Odomeno Painel Franco ressalta a necessidade do estudante do meio rural ter acesso a diversos cursos para não ficar isolado, evitando o êxodo rural. “Devemos investir na difusão do conhecimento e a cooperativa é a base no campo”, frisou Franco, acrescentando que a maioria dos estudantes já participa das atividades das cooperativas.
O presidente da Comacol, Mauro Sérgio Xavier Carrenho, informou que nos últimos dois anos a cooperativa incrementou a produção de leite de 1027 litros/dia para 20 mil litros/dia (hoje). Ele acha produtivos esses cursos acontecerem também no interior. Basta lembrar que a ideia de diversificar a produção leiteira com fruticultura está dando uma boa base de sustentação para os laticínios, como está acontecendo também na Coopernova nesses duros meses de entressafra do leite em função da seca, eles estão tendo sucesso com a comercialização de caju e maracujá. Pensando também no futuro e nas alterações climáticas, a Comacol pretende investir não somente no leite e derivados, mas na produção de caju, abacaxi, maracujá e açaí, formando uma central das cooperativas de Colíder, Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte e outras cooperativas da região.
A diretoria do Sistema OCB-Sescoop-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso), representada pelo presidente Onofre Cezário de Souza Filho e o superintendente Adair Mazzotti destacaram o compromisso institucional com a gestão do empreendimento cooperativo através da difusão do conhecimento, inovações tecnológicas, novas técnicas de comunicação, entre outras áreas. Até amanhã (quarta) eles fazem o Módulo I – Cooperativa como empresa geradora de resultados com o psicólogo Albino Gawlak, especializado em cooperativismo.