Metamat assina termo de cooperação com a Fecomin e Anoro

Objetivo da parceria é disponibilizar todo suporte necessário aos trabalhadores
A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), representada por seu presidente Juliano Jorge, assinou no dia 09/08 o termo de cooperação técnica de funcionamento do escritório de Guarantã do Norte (a 710 km de Cuiabá).
O objetivo é disponibilizar todo suporte necessário aos trabalhadores que atuam na exploração dos diversos tipos de minérios.
Segundo o Juliano Jorge, a expectativa é alavancar a produção e consequentemente a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), enviado pelo Governo Federal aos municípios que fazem a exploração mineral.
“É um dinheiro do governo que entra nos cofres das prefeituras. Temos duas pessoas que atuam bastante tempo na área e vai nos ajudar muito a gerir o escritório”, explicou ao Notícia Max.
O presidente da Federação das Cooperativas de Mineração do Estado de Mato Grosso (Fecomin), Gilson Comboim, afirma que a instalação do escritório é de suma importância, tendo em vista o destaque que a região vem angariando no setor e a necessidade da regularização.
“É um local muito promissor para produção do cobre. Só que em outros lugares, a argila, areia e brita vêm tendo um crescimento significativo. O escritório da Metamat hoje, lá, é de extrema relevância, dando suporte ao poder público municipal, aumentando a arrecadação, mas também os grupos acadêmicos, como por exemplo, universidades, entre outros, com os trabalhos de mestrado, doutorado, acompanhado do conhecimento geológico que a Metamat traz”, elencou.
De acordo com coordenador do projeto Garimpo 4.0, da Associação Nacional do Ouro (Anoro), Humberto Paiva de Oliveira, estudos serão feitos no local a fim de saber as reais condições de produção e buscar fortalecer o CFEM.
“Essa aliança dessas três instituições do setor mineral de Mato Grosso, principalmente do Norte, só tem a ganhar. Estudos vão ser feitos para melhorar a economia e o CFEM”, pontuou.
O geólogo da autarquia, Antônio João Paes de Barros, destaque que esse é um serviço promovido há décadas e em razão do grande resultado da Cooperativa de Peixoto de Azevedo, possibilitou a expansão para os demais municípios.
“Esse sucesso vislumbrou o Poder Público após a consolidação de regiões produtoras de ouro legal e permitiu que o estado enxergasse a importância da ligação entre a Metamat e os escritórios regionais, e estamos fazendo esse deslocamento devido a maturidade que Peixoto de Azevedo chegou em que não precisa mais do braço do Estado e indo para outras regiões”, ressaltou.
O presidente Juliano Jorge adianta que mais um escritório será inaugurado em breve na cidade de Aripuanã.