Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
O cooperativismo dá certo
Dr. Onofre Cezário de Souza Filho
Presidente da OCB-SESCOOP/MT
“Cooperativismo é o exercício de mostrar o altruísmo do ser humano”
Ele está no ramo há 16 anos, dos quais atuou cinco anos na Unimed Cuiabá, como conselheiro fiscal e superintendente. Depois fundou a Unimed Federação, onde permaneceu até 2003. Agora exerce o terceiro mandato na OCB/MT.
1. O que representa a inauguração do portal da OCB/MT?
Dr. Onofre - É o momento de resgate de nossa comunicação, o portal significa nova ferramenta de comunicação, novas perspectivas de mostrar o cooperativismo de Mato Grosso. Não só a OCB-SESCOOP como instituição, mas representando o sistema cooperativista de Mato Grosso, ao mesmo tempo em que é uma novidade na área de comunicação, pois vamos ter um portal efetivo, mas também mostrando nossas responsabilidades diante das cooperativas aqui de Mato Grosso e também do Brasil.
2. Quem poderá participar do portal?
Dr. Onofre - O portal está aberto para o público cooperativista, e também para o público externo. Então vejo que além da novidade temos a responsabilidade de fazermos um portal à altura do que o cooperativismo de Mato Grosso se propõe a fazer.
Toda vez que se utiliza um instrumento de comunicação, de informação, estamos abrindo a instituição para o público em geral. E na realidade não se colhe apenas os pontos positivos, mas as críticas. Isso é educação. Vamos aprender com o portal e vamos também ensinar, mostrando que cooperativismo é uma das opções de desenvolvimento socioeconômico.
Essa oportunidade que o portal vai fornecer dará a dimensão da grandeza do que a gente pode alcançar. A gente sempre tem um objetivo e quando alcança um já quer partir para outro. Após a conquista da sede própria, agora o objetivo é mostrar através do portal o desenvolvimento do cooperativismo. O desenvolvimento é das pessoas e sem as pessoas não há como existir cooperativismo. É natural uma união de esforços para ter algo dentro do mais justo possível do que o planeta possa oferecer.
3. Qual o conteúdo do portal?
Dr. Onofre - O portal em minha visão tem que ser global, tem de trazer tudo que esperamos: cursos, treinamentos, informações, facilidades, tais como a biblioteca virtual, acesso as obras do cooperativismo, cultura cooperativista que não é tão divulgada para o meio interno nem externo. O cooperativismo tem dentro de seu bojo a questão cultural de conduta dos cooperativistas, a questão social, questão de olhar para a comunidade em que está inserido.
Cooperativismo é o exercício de mostrar o altruísmo do ser humano, que não é fácil, pois o egoísmo tem vencido, mas é um bom exercício. O portal também será o caminho para construir no futuro um centro de comunicação para a educação cooperativista, pois se temos o portal estamos expondo as ideias, as ações, as críticas.
4. Como será a participação das cooperativas?
Dr. Onofre - Queremos a participação, a colaboração das cooperativas, visto que as informações vêm dos cooperados (o que estão fazendo, os seus negócios, desenvolvimentos, suas notícias), e também informações da comunidade. Eu vejo uma grande amplitude o portal. É uma ferramenta importante, pois vamos estar online no Brasil e mundo inteiro. Neste pensamento, temos que ser o que a gente é: cooperativista, mesmo sabendo que nós temos erros e defeitos. Mas vamos encaminhar o que a gente acha que, dentro de cada um, é o mais certo para o sistema. Essa reunião de pensamento, de ideias, a gente agindo assim pelo menos não seremos omissos. Temos de fazer alguma coisa, mesmo sabendo que somos limitados.
É um processo de vivência, colhendo tanto através dos ensinamentos como da educação, que nós podemos acionar para melhorar nossas cooperativas e nossa comunidade também. Incentivar em todos os cooperados e público em geral que o cooperativismo é uma opção de desenvolvimento socioeconômico das mais equilibrada que eu conheço desde que as pessoas entendam que sejam altruístas, pelo menos um pouquinho, o cooperativismo dá certo.