Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

O cooperativismo é um exemplo para o mundo

Aos 72 anos de idade e com uma longa carreira de serviços prestados ao cooperativismo, o 3º presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Mato Grosso (Ocemat), hoje OCB-MT, agrônomo Perez de Assis fala do cooperativismo em Mato Grosso, no Brasil e no mundo.

 “Eu conheço países onde o cooperativismo funciona muito bem, por exemplo, a Dinamarca, Alemanha, entre outros. Fico admirado com o cooperativismo da Dinamarca, porque não tem intermediário. É cooperativismo desde o pequeno até chegar às centrais, federações e confederações”, disse, acrescentando que os brasileiros que não conhecem cooperativismo ficam admirados, porque é um sistema perfeito. “É um exemplo para o mundo”, reconhece.  Para ele, é como se fosse um relógio, onde o ponteiro indica a evolução da sociedade. “Hoje eu sei que a OCB-MT está trabalhando nesse sentido. O cooperativismo cabe em todos os lugares do planeta, porque é um sistema econômico social”, frisou Perez de Assis.

Reconheceu o trabalho que a atual diretoria da OCB-MT fez e continua fazendo. “Hoje a Organização das Cooperativas de Mato Grosso é uma instituição modelo É um verdadeiro milagre a construção da nova sede no Centro Político e Administrativo”, admira-se, considerando as precariedades que o sistema enfrentou no passado. 

Em 1973, ele começou a trabalhar no Departamento de Assistência ao Cooperativismo da Secretaria de Agricultura. Fez um levantamento das cooperativas existentes naquela época em de Mato Grosso e detectou 32 cooperativas registradas na Secretaria de Agricultura do Estado. Dessas, 90% não funcionavam. Havia uma em Ponta Porã, Dourados, Campo Grande e Cuiabá (Mato Grosso ainda não havia sido dividido).  Então fez um levantamento e descobriu cooperativas totalmente irregulares.

Iniciou um processo de regularização dessas cooperativas, muitas que estavam inativas, não existiam de fato nem de direito, estavam totalmente abandonadas. Algumas eram registradas, mas caducavam por falta de atividade. Com apoio da OCB nacional ele começou o processo de constituição da antiga Ocemat, em 1973.

“Hoje nós notamos que se trata de uma organização embasada com os princípios do cooperativismo, que são os princípios dos pioneiros, princípios econômicos e sociais que precisam ser aplicados dignamente, senão a cooperativa passa a ser somente de um diretor, presidente. E nós sabemos que a cooperativa é uma instituição democrática, que ensina a democracia também, através das reuniões, das conferências e assembléias. Isso é o que o cooperativismo tem de fantástico”, conclui Perez de Assis.

Ex-presidentes da OCB-MT

1.       Paulo Coelho Machado – março 1973 a setembro 74

2.       Ary Rigo - setembro 1974 a novembro 1974

3.       Perez de Assis - novembro 1974 a março 1977

4.       José Meirelles março - 1981 a março 1982

5.       Orlando Roewer - março de 1982 a abril 1984

6.       Adair Mazzotti - abril 1984 a junho 1986

7.       Johannes Berthold Henning - junho 1986 a abril 1987

8.       Adroaldo Gatto - abril de 1987 a 1990

9.       Anton Huber – abril 1990 a abril 2000

10.   Onofre Cezário de Souza Filho – atual presidente.

Conteúdos Relacionados