Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118

O papel dos Ramos no Cooperativismo

A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso - Sistema OCB/MT - realizou no próximo dia 15 de abril, o Fórum dos Ramos, em sua sede, em Cuiabá. Mais de 60 líderes e representantes das cooperativas de Mato Grosso participam do evento, que teve como proposta promover o alinhamento do processo de educação e eleger os representantes dos Ramos do Cooperativismo existentes em Mato Grosso, no período 2016/2020. 

“Esse é um momento importante para o cooperativismo de Mato Grosso, do Brasil e do mundo. Podemos ser agentes de transformação, mas temos que nos preparar para trabalharmos numa realidade, mesmo que hostil. Podemos construir uma nova realidade com resultados econômicos e sociais, sempre baseada na educação e nos princípios cooperativistas”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho, na abertura do Fórum, ressaltando o papel da educação no desenvolvimento do sistema cooperativista, presente em todos os setores econômicos. 

Com o propósito de mostrar que essa transformação é possível, principalmente através da educação, o Assessor de Difusão Cooperativismo do Grupo Mondragon, Mikel Lezamiz, da Espanha, fez a palestra com o tema ‘A Educação Corporativa para a Autogestão e a Cultura Cooperativista – A Experiência do MCC’. O grupo Mondragon é formado por 104 cooperativas de diversas áreas econômicas como indústrias, crédito, consumo, agrícolas e educação, e que tem a intercooperação como um de seus principais pilares de sustentação de desenvolvimento e sucesso. 

“A intercooperação é uma das chaves para poder gerar sinergia e ganho de escala nas cooperativas. A intercooperação é um dos principais pontos entre as 104 cooperativas que formam o grupo Mondragon. Promovemos a intercooepração baseada na educação, que resulta no bem estar social, na saúde física e financeira de seus cooperados”,  explicou Mikel Lezamiz.    

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, falou da ‘Política de Relacionamento e a Atuação dos Ramos no Sistema OCB’ e mostrou a importância dos representantes e a necessidade de união entre todos os ramos do cooperativismo. “O representante do Ramo tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento do cooperativismo no estado em que atua e nacional. Através do Conselho Consultivo Nacional, ele é o principal interlocutor, junto com o Nacional, para ajudar a fazer o trabalho e as adequadas defesas, seja com propostas de politica publica, seja no ambiente regulatório e legislativo”, ressalta Nobile.    

Durante do Fórum foram eleitos os representantes (titulares e suplentes) dos Ramos do Cooperativismo existentes em Mato Grosso, de acordo com o Art. 18 - parágrafo 1º e artigo 30 - parágrafo 2º - Estatuto OCB/MT. Também foram definidas as prioridades dos Ramos para a formulação do plano de ação - Estadual e Nacional, para os próximos quatro anos. 

O vice-presidente do Sistema OCB/MT, João Carlos Spenthof, disse que “é muito importante atendermos os anseios de cada ramo e esse processo de eleição e escolha dos novos representantes dos ramos, mostra o amadurecimento dos lÍderes do cooperativismo mato-grossense e de que temos um projeto coletivo para o Sistema OCB de Mato Grosso, um plano de trabalho construído por todos”.  

 

O superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, explica que o foco no processo de estruturação dos ramos “tem um olhar tanto para os aspectos societários, quanto o de ordenamento econômico, mapeando cada grupo de cooperativa, atendendo a necessidade que seu respectivo ramo tenha no dia a dia. A ideia é criar uma identidade e compartilhar conhecimento dentro de cada ramo, pois isso facilita a solução dos problemas, ao invés de tratar dentro de um plano geral, sem a segmentação dos assuntos”.

Conteúdos Relacionados