Warning: Undefined property: stdClass::$image_intro in /var/www/html/multisites/templates/shaper_helixultimate/html/layouts/joomla/content/full_image.php on line 118
Parceria com Alemanha pode beneficiar cooperativas de MT
Em uma reunião que faz parte das agendas bilaterais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Brasil e Alemanha discutiram parcerias no setor cooperativo. Durante o encontro, na última semana em Berlim, autoridades alemãs afirmaram que olham com atenção o avanço do Brasil na área cooperativista. De acordo com o secretário de Estado de Agricultura da Alemanha, Robert Kloss, o Brasil é uma referência na implantação de sistemas cooperativos, sobretudo no agronegócio. “A Alemanha vê com atenção esse avanço do Brasil no cooperativismo. Queremos trabalhar a possibilidade de parcerias tanto na produção de alimentos quanto na de energia à base de produtos agrícolas”, afirmou.
Para Mato Grosso, que é a principal fronteira agrícola do país, esse estreitamento de relações é primordial. O estado de 178 cooperativas (32% delas no agronegócio) agrega mais de 1,1 milhão de pessoas, ou seja, 34% da população de MT envolvida direta ou indiretamente com o setor. Nos últimos 12 anos o ramo agro cresceu 46%, saltando de 39 em 2000, para 57 cooperativas em 2012, ao contrário do panorama nacional que aponta uma queda de 4% no segmento nesse período.
Em atenção a esses dados o Sistema OCB-MT implantou um projeto de desenvolvimento Agro-Leite, que iniciou em 2011 com a consultoria do profo. Fábio Chaddad - engenheiro agrônomo, professor da Universidade de Missouri e consultor das principais cooperativas do agronegócio mundial. O trabalho feito em conjunto com as cooperativas resultou em parcerias estratégicas com as principais entidades do setor - como a AMPA e a Aprosoja, em busca de resultados efetivos. “O projeto pretende o desenvolver as cooperativas em um modelo moderno e agregador ao negócio. É um processo de preparação e alinhamento para atender demandas tanto nacionais quanto internacionais” afirmou Onofre Cezário de Souza Filho, presidente Sistema OCB-MT.
Ainda na reunião, Kloss também destacou os avanços nas pesquisas na área agrícola, especialmente as empreendidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a iniciativa da empresa de propagar as suas tecnologias a países africanos, para que estes desenvolvam a produção de alimentos com maior produtividade e respeito ao meio ambiente. Elogiou ainda a maneira como foi aprovado o novo Código Florestal brasileiro, por meio de acordo e longa discussão com todas as áreas de interesse do setor.
Pelo lado brasileiro, participaram da reunião o vice-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, José Carlos Vaz, e os secretários da pasta Ênio Marques (Defesa Agropecuária) e Célio Porto (Relações Internacionais). Da Alemanha, além do secretário Kloss, estiveram presentes a secretária de Relações Internacionais da Agricultura, Tanja Thiele, e a atual diretora geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Karin Schwabenbauer, que substituiu Bernard Vallat na liderança do órgão.
(fonte:MAPA)