Produção de leite deve crescer 2,5%

Produção de leite deve crescer 2,5%

 

"A expectativa é que seja um ano mais promissor para o setor de leite". Assim resume o presidente da Fecoagro Leite Minas, Vasco Praça Filho, sobre os próximos meses do segmento leiteiro em Minas Gerais e no país.

Uma estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reforça essa afirmação, apontando que a produção de leite no país deve crescer entre 2% e 2,5% em 2018. Se concretizado esse crescimento, o total produzido somará 35,8 bilhões de litros de leite, uma retomada do setor aos patamares de 2014.

Segundo Filho, esse incremento deve se dar devido ao manejo do rebanho - envolvendo todo o trabalho de alimentação e cuidado com os animais, melhoramentos genéticos e à necessidade de aumentar a produção em escala pelo pequeno produtor, para somar seu ganho na hora da venda.

Além disso, o presidente da Fecoagro Leite Minas atenta para o fato de que as ações da Federação ao longo do ano passado foram pautadas para o fortalecimento dos produtores. "A classe está mais unida e isso é muito importante para o setor. Na prática, notamos que alguns candidatos ao governo de Minas, por exemplo, estão procurando criar políticas para favorecer o setor leiteiro. Existem candidatos que devem propor o estímulo às compras públicas de leite dentro do Estado, fortalecendo o produto mineiro", explica.

A CNA credita o incremento da captação de leite ao crescimento do consumo para o ano, com uma possível melhoria da economia. Esse respiro vem depois de um 2017 de margens apertadas para os produtores, mesmo com recuo de 4% no custo de produção no período. O preço pago pelo litro de leite caiu ainda mais 8%, registrando o valor de R$ 1,1769/litro. 

 

 

Conteúdos Relacionados