Produção de trigo em MT continua na pauta

CTTRIGO

 

No dia 03 de Novembro, foi realizado no auditório do Sistema OCB/MT em Cuiabá, a 4ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica do Trigo (CTTrigo). O Objetivo da reunião foi discutir a regulamentação da Lei nº 10.443 de 03/10/2016 - Lei do Protrigo. O Programa de apoio a Cultura do Trigo, visa dar estabilidade e desenvolvimento ao produtor rural que aderir à cultura do trigo como alternativa de mercado, sendo agregado a cultura da soja, como uma opção capaz de gerar benefícios como a rotação de cultura, controlando ervas daninhas e diminuindo a proliferação de doenças e pragas.

Segundo a lei, as ações do Protrigo serão desenvolvidas com estratégias de capacitação dos profissionais das instituições de assistência técnica e extensão rural, formalização de parcerias entre os moinhos estaduais e os produtores de trigo da iniciativa privada, incentivos a parcerias entre produtores, cooperativas e indústrias.

O coordenador da CTT e pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural - Empaer, Hortêncio Paro, relatou que as ações do Protrigo estão avançando com a participação da comunidade científica de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT e outros. “Começamos o ano de 2016 com um trabalho de pesquisa do trigo com a Fundação Mato Grosso e para 2017, já temos quatro. Tudo me leva crer que o próximo ano, será o ano da retomada do trigo em Mato Grosso, em caráter comercial”, disse Paro.

Ressalta ainda que “a primeira iniciativa após a implementação do Protrigo é gerar conhecimento, pois não se faz desenvolvimento sem conhecimento. O conhecimento deve ser gerado através de uma metodologia cientifica, pela Embrapa, com a criação de novas variedades para a realizada de Mato Grosso. Isso é importante para o sucesso da produção do trigo no Estado”.

A Lei do Protrigo foi sancionada no dia 03 de outubro de 2016 e tem o prazo de 90 dias para ser regulamentada. Ficou definida uma reunião para o dia 17 de novembro, onde serão discutidas a fomentação e as estratégias para o Protrigo com o Conselho Gestor constituído pelos representantes membros da Câmara Técnica do Trigo.

A CTTrigo é composta pelas entidades: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - SEDEC; Secretaria de Estado de Fazenda - SEFAZ; Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários - SEAF; Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso - SFA/MT; Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA; Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural - EMPAER; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso - FAMATO; Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Mato Grosso; Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso - FIEMT; Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso - INDEA; Universidade de Várzea Grande - Agronomia - UNIVAG; Fundação Mato Grosso; Instituto Mato-grossense do Algodão - IMA; Associação dos Produtores de Soja - APROSOJA; Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT; Associação dos Irrigantes de Mato Grosso; Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB/MT.

 

 

Conteúdos Relacionados