Produtores de Jaciara organizam constituição de cooperativa
Pequenos e médios produtores rurais da região de Jaciara (MT), localizada a 127 quilômetros da Capital, reuniram-se na sexta-feira, 05/02, com objetivo de decidir sobre a constituição ou não de uma cooperativa, para organizar a produção e a comercialização dos produtos de origem vegetal e animal do Vale do São Lourenço.
Para a pequena produtora Josefa Feitosa residente há sete anos no Plano Piloto (Jaciara), a idéia da criação da cooperativa é muito boa, pois sozinhos os trabalhadores veem perder muitos produtos. “Com a cooperativa haverá organização para a comercialização”, avalia Josefa. Entre produtores de verduras, limão, mandioca, leite, Cícera Silveira também moradora há cinco anos no Plano Piloto opinou que a união cooperativista com certeza vai resultar em melhor renda, o que as famílias não têm atualmente. Ela entende que o leite receberá melhor tratamento. Hoje, ela produz queijo, mas não sabe comercializá-lo. Outra moradora há sete anos do Plano Piloto I, Joana Leite Pereira também produz leite. Ela espera que a cooperativa traga benfeitoria para a comunidade, “pois há umas áreas bem ruins”, refere-se a péssimas estradas que não dão condições de escoar a produção de leite.
Ela disse que produz apenas 30 litros diários de leite, mas entende que, com a cooperativa o negócio pode crescer, com futura produção de queijos e derivados. Damião Feitosa, residente há sete anos no assentamento Centro América, Plano Piloto, produtor de abacaxi, banana e ovos. Também aprova a idéia da constituição da cooperativa porque fica mais fácil para comercializar os produtos. “Aqui todo mundo perde muitos produtos por falta de estratégia de comercialização. Este ano eu perdi quatro mil pés de abacaxi, porque não tenho condições de trazer para a cidade, e se trouxer a quantidade vendida é insignificante”, desabafou Feitosa.
Para o prefeito Max Joel Russi, a criação da cooperativa tem uma importância muito grande. Ele agradeceu o fato de a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT) está ajudando a organizar o evento. “Somente através do cooperativismo e da união vamos conseguir avançar em todos os setores. Aqui especialmente para os pequenos produtores para organizar a cadeia produtiva, poder conseguir colocar os produtos no mercado”, disse o prefeito. Ele acrescentou que a OCB-MT é uma parceira importante, tem dado todo apoio. “Nesse sentido tenho certeza que hoje a gente plantou uma semente boa para colher bons frutos”. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Jaciara, Milton Ferreira Júnior acredita que o objetivo foi alcançado no sentido de mostrar a toda comunidade como funciona uma cooperativa. “Estamos no caminho certo e vamos dar agora o primeiro passo para formar a cooperativa”, disse Milton, agradecendo o apoio da OCB-MT sob o superintendente Adair Mazzotti, e o presidente Onofre Cezário de Souza Filho. “Acredito que, criando a cooperativa agora, organizando os conselhos, com apoio da Eduvale e da Prefeitura vamos conseguir o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores”. O município de Jaciara é uma grande bacia leiteira. Produz açúcar, soja, milho, sorgo, hortifrutigranjeiro, piscicultura, suínos, carneiros, entre outras. O superintendente da OCB-MT Adair Mazzotti explicou o papel da instituição no tocante à representação sindical no Estado, de organizar, Incentivar os segmentos produtivos, visando a proporcionar lucro e qualidade de vida às futuras gerações.