Programa A União Faz a Vida

Assessoria Sicredi

Programa A União Faz a Vida

 

A Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT e a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio do Programa A União Faz a Vida, reuniram cerca de 600 profissionais da educação do município no dia 09 de agosto para discutir o papel do professor em uma escola feliz e de qualidade. Com o tema Saberes e Afetos na Missão de Educar, a Doutora em Educação pela PUC-SP, Emília Cipriano, levou os profissionais a uma reflexão sobre a responsabilidade do professor no contexto da educação atual, com tantas crises e dificuldades. Para a educadora, o professor tem muitas lutas no campo profissional e na sua carreira, mas a sua identidade tem que estar clara. “O seu papel neste processo tem que estar muito significativo, o professor não é dador de aula, o professor é construtor de sonhos, é gestor de sonhos, portanto ele tem um papel decisivo na formação humana”.

A palestra também serviu como uma injeção de ânimo para marcar o retorno às aulas neste segundo semestre letivo, conforme explica a assessora pedagógica do programa A União Faz a Vida em Cuiabá, Regina Simião. “Isso para nós é o que importa, porque quanto mais contagiados estiverem os nossos professores, com ânimo e com vontade de ressignificar a sua prática, mais a criança vai ser atingida nestes propósitos”, destaca a assessora.

Desenvolvido em cinco escolas municipais, o programa A União Faz a Vida envolve cerca de 180 profissionais da educação e 2.500 alunos em Cuiabá. De acordo com a diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, um dos diferenciais do programa é o incentivo à humanização da educação. “O processo de educação e de humanização dos homens se dá nas relações com os outros, e a mediação deste processo é o afeto, por isso eu não consigo fazer educação se eu não conheço a realidade do meu aluno, se eu não conheço esta sociedade em que essa unidade escolar está, e tudo isso é um processo que vai agregar valor na aprendizagem das crianças”, avalia.

Segundo Zileide dos Santos, a metodologia diferenciada do programa A União Faz a Vida, que propõe o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, tem produzido mudanças significativas nas escolas participantes. “Muda a relação das pessoas, se cada profissional não se reconhece como um ser humano que vai lidar com outro ser humano, então eu não consigo interagir com estas crianças nesta aprendizagem. E estas mudanças, destas cinco escolas, nós já começamos a perceber, tanto em relação aos professores quanto em relação às crianças”.

Para que estas mudanças aconteçam, na avaliação da diretora, são essenciais os investimentos em formação, como as palestras realizadas em parceria com o programa de educação cooperativa do Sicredi. “Muitas vezes a nossa formação inicial não dá conta deste outro olhar para a gente descobrir quais são as potencialidades destas crianças, então neste sentido o programa traz este processo de formação, o planejamento conjunto, onde um profissional vai apoiando o outro”.

Edenilza Terezinha de Morais, diretora da Escola Municipal Henrique da Silva Prado, que integra o programa A União Faz a Vida na capital, vivencia estas mudanças na prática. “Quando se desenvolve este trabalho em parceria com o Sicredi, a gente percebe muitas mudanças na própria escola, cooperação, união, são os valores essenciais que a gente vê presentes na escola, sempre um colaborando com o outro, e é nesta perspectiva que se desenvolve toda a aprendizagem na nossa unidade”.

A participação efetiva dos alunos nos projetos, na avaliação de Edenilza, faz com que eles se sintam mais valorizados e, consequentemente, tenham mais interesse em aprender. “Eles se envolvem mais e até aprendem melhor, porque vão em busca do conhecimento, se tornam parte do processo. Percebemos que até os índices de aprendizado têm melhorado justamente por causa deste programa que a gente desenvolve na escola”.

Sobre o Programa A União Faz a Vida

O programa A União Faz a Vida é o principal programa de responsabilidade social do Sicredi, gerido pela Fundação Sicredi, em parceria com as secretarias de Educação dos municípios. Tendo em seus princípios a cooperação e cidadania, o programa estimula o protagonismo do aluno no processo de ensino-aprendizagem, integrando os saberes da comunidade e os conhecimentos escolares.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A Sicredi Ouro Verde MT é uma cooperativa integrante do Sistema Sicredi, com área de atuação em 15 municípios de Mato Grosso.

 

Conteúdos Relacionados