Programa A União Faz a Vida mobiliza pais

Estreitar os laços entre pais e escola para que juntos alcancem os objetivos comuns de promover a educação integral de crianças e adolescentes. Com esta proposta, o programa A União Faz a Vida passa a mobilizar os pais para que se envolvam mais com as atividades desenvolvidas nas instituições de ensino. Inicialmente, dois municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT receberão atividades com os pais em 2016: Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
No dia 21 de julho, foi realizado o 1º Encontro dos Conselhos Deliberativos Escolares em Lucas do Rio Verde, para que os representantes da comunidade escolar pudessem conhecer melhor a metodologia do programa. “Nós queremos dialogar com os pais sobre esta visão de que o espaço escolar precisa ter o olhar estendido da família, que dentro da escola o professor sozinho não consegue atingir os seus objetivos sem o acompanhamento e o olhar bem profundo da família. Então o nosso principal objetivo neste encontro é sensibilizar os pais para esta causa, chamá-los para esta responsabilidade, mobilizá-los pela causa de resgatar os valores que o programa acredita”, explica a assessora de Programas Sociais da Sicredi Ouro Verde MT, Licidneia Franco.
Valores de cooperação, cidadania, solidariedade, justiça, diálogo pautam a prática do programa, que é desenvolvido em nove municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT, alcançando cerca de 40 mil crianças e adolescentes. “Então nós queremos conversar com os pais sobre cada um destes valores e a importância deles vivenciarem isso com seus filhos em seus lares e também na escola. E também que eles compreendam qual a diferença que o programa faz na vida de cada criança que passa por essa metodologia no interior das escolas”, destaca a assessora.
É preciso ver o programa como uma ferramenta capaz de transformar vidas e a comunidade, na avaliação do gerente de unidade do Sicredi em Lucas do Rio Verde Cláudio Tomazoni. “O legado do programa é despertar nas pessoas a importância da cidadania, de respeitar o próximo, de criar soluções alternativas e que visam fazer o bem em uma sociedade que anda carente destes valores. É uma semente que está sendo muito bem plantada e que aos poucos vai gerar frutos, pois certamente teremos uma sociedade melhor, voltada a cooperação entre todos”, vislumbra Cláudio.